Sobre a Revista

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP), editada desde 2012, de regularidade semestral, é uma publicação eletrônica do Instituto GeoGebra de São Paulo com sede na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia sob a responsabilidade do Programa de Estudos PósGraduados em Educação Matemática da PUC-SP. De acessso livre tem por objetivo constituir-se em um espaço de divulgação científica de pesquisas e trabalhos desenvolvidos com o uso do software GeoGebra.

O projeto editorial da revista prioriza artigos científicos inéditos e relacionados ao uso do GeoGebra e em particular relacionados aos temas:

- Desenvolvimento de software e sistemas online.

- Estratégias de Ensino e Aprendizagem na Educação Matemática Básica.

- Estratégias de Ensino e Aprendizagem na Educação Matemática Superior.

-Formação de Professores de Matemática.

-Criação e disponibilidade de materiais didáticos com GeoGebra.

-Institutos Geogebra: Pesquisas e Parcerias.

Procura divulgar interessantes e relevantes questões novas para o desenvolvimento da área de Educação Matemática e Tecnologia.

Os artigos serão apresentados na língua em que foram submetidos, com resumos em português e em outra dentre as línguas: espanhol ou inglês.

Para serem selecionados os artigos devem receber duas aprovações. Os pareceristas serão preferivelmente os do comitê editorial, mas podem ser escolhidos também avaliadores ad hoc. Os autores receberão cópias das avaliações.

Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.

Políticas de Seção

Editores

  • Celina A. A. P. Abar, José manuel Dos Santos Ds Santos

Artigos

Editores

  • Celina A. A. P. Abar, José manuel Dos Santos Ds Santos
VerificadoSubmissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Editores
  • Celina A. A. P. Abar, José manuel Dos Santos Ds Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Editores
  • Celina A. A. P. Abar, José manuel Dos Santos Ds Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Coloquio de la Comunidad GeoGebra Latinoamericana

Número Especial destinado à publicações dos artigos que subsidiaram as palestras do Coloquio de la Comunidad GeoGebra Latinoamericana.

El Coloquio de la Comunidad GeoGebra Latinoamericana es un evento mensual y en línea, en el cual educadores matemáticos de toda Latinoamérica se juntan a compartir y discutir sistemáticamente sus experiencias de investigación y/o docencia usando GeoGebra. 
Los principales objetivos del Coloquio son disponer de un espacio para reflexionar sobre las formas en que la Educación en nuestra región se está relacionando, interactuando y construyendo en su relación con la Cultura Digital y, específicamente, con GeoGebra; además de sortear la barrera económica y de mobilización en nuestra región, a través de la modalidad en línea del Coloquio; y, sobre todo, centrarnos en nuestras fortalezas de lenguaje común (español y portugués), resiliencia, creatividad y solidaridad, todas ellas características del pueblo latinoamericano.
 
Para acceder a toda la información (carteles de difusión, presentaciones de los ponentes y video completo de las sesiones pasadas) del Coloquio de la Comunidad GeoGebra Latinoamericana puede acceder al siguiente enlace: www.geogebra.org/m/zavpecwu
 
Sergio Rubio-Pizzorno 
<zergiorubio@gmail.com>

Processo de Avaliação pelos Pares


A avaliação faz-se mediante a aprovação de dois pareceristas, selecionados pelo corpo editorial interno, designado para acompanhar todo o processo de avaliação daquele artigo que recebe o artigo cego (sem identificação dos autores) com prazo determinado para emitirem o relatório de avaliação que deve incluir não apenas opiniões, mas posições substanciadas e recomendações para melhoria do que for apontado para reformulação.
Os editores, conforme o planejamento e andamento do processo avaliativo do conjunto dos trabalhos submetidos podem aceitar o artigo para aquele volume, indicar para um próximo volume, ou requerer nova submissão após atendimento dos requisitos indicados no processo de avaliação.

Periodicidade

A Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo  é uma publicação semestral, e os itens da revista serão publicados coletivamente quando o sumário estiver pronto.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconheciemento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.

A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

This journal uses the LOCKSS system to create a file system distributed among participating libraries and allows them to create permanent magazine files for preservation and restoration.

Projeto Editorial

A Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP), editada desde 2012, de regularidade semestral, é uma publicação eletrônica do Instituto GeoGebra de São Paulo com sede na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia sob a responsabilidade do Programa de Estudos PósGraduados em Educação Matemática da PUC-SP. De acessso livre tem por objetivo constituir-se em um espaço de divulgação científica de pesquisas e trabalhos desenvolvidos com o uso do software GeoGebra.

O projeto editorial da revista prioriza artigos científicos inéditos e relacionados ao uso do GeoGebra e em particular relacionados aos temas:

- Desenvolvimento de software e sistemas online.

- Estratégias de Ensino e Aprendizagem na Educação Matemática Básica.

- Estratégias de Ensino e Aprendizagem na Educação Matemática Superior.

-Formação de Professores de Matemática.

-Criação e disponibilidade de materiais didáticos com GeoGebra.

-Institutos Geogebra: Pesquisas e Parcerias.

Procura divulgar interessantes e relevantes questões novas para o desenvolvimento da área de Educação Matemática e Tecnologia.

Os artigos serão apresentados na língua em que foram submetidos, com resumos em português e em outra dentre as línguas: espanhol ou inglês.

Para serem selecionados os artigos devem receber duas aprovações. Os pareceristas serão preferivelmente os do comitê editorial, mas podem ser escolhidos também avaliadores ad hoc. Os autores receberão cópias das avaliações.

Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.

 Gratuidade de Publicação e Divulgação

Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconheciemento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.

A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.

Processo de avaliação e seleção de artigos

A seleção de cada artigo depende de avaliação, de possibilidade de atendimento rigoroso aos prazos e de comparação com outros artigos, quando para um dado volume for submetido mais de um trabalho de uma mesma instituição. A avaliação faz-se mediante a aprovação de dois entre três pareceristas, selecionados por um membro do corpo editorial interno, designado para acompanhar todo o processo de avaliação daquele artigo. Este seleciona dois pareceristas do corpo editorial interno e um do corpo editorial externo ou ad hoc, que recebe o artigo cego (sem os nomes dos autores) com prazo determinado para emitirem o relatório de avaliação que deve incluir não apenas opiniões, mas posições substanciadas e recomendações para melhoria do que for apontado para reformulação. O editor designado redige, então, um texto apreciativo, com trechos adequados e relevantes dos pareceres recebidos, entre aspas, sem deixar transparecer quem teriam sido os avaliadores e o envia aos autores para que procedam as alterações pedidas no prazo de uma semana. No caso de ocorrer devolução em uma semana, o editor designado devolve o trabalho revisado aos pareceristas, para que confiram se as alterações foram atendidas a contento ou se houve justificativa satisfatória para alterações não serem atendidas. Estes devem proceder à devolutiva ao editor designado, dentro de uma semana, indicando se a reformulação os satisfez ou não e o motivo. O editor designado emite um parecer final e passa o processo (as versões do trabalho entregues pelos autores, todos os pareceres, apreciações e devolutivas, incluindo um parecer final seu) aos editores em atuação no biênio para exame, emissão de parecer final institucional para envio aos autores e arquivo. Os editores, conforme o planejamento e andamento do processo avaliativo do conjunto dos trabalhos submetidos podem aceitar o artigo para aquele volume, indicar para um próximo volume, ou requerer nova submissão após atendimento dos requisitos indicados no processo de avaliação.

Ficha Catalográfica da Revista