Modelando uma dança esportiva em cadeiras de rodas no GeoGebra

Autores

  • Ana Maria Amarillo Bertone Universidade Federal de Uberlandia
  • Lara Martins Barbosa
  • Rosana Sueli da Mota Jafelice

Palavras-chave:

Modelagem matemática, dança esportiva em cadeiras de rodas, GeoGebra, Latex.

Resumo

A modelagem dos movimentos isométricos básicos das rodas de uma dança esportiva em cadeira de rodas é desenvolvida com a ajuda do GeoGebra. Uma equipe de duas professoras e uma aluna de graduação compartilharam o desafio de construir no ambiente do GeoGebra o traçado da dinâmica das rodas na dança. Curvas e tranformações no espaço convergem para criar o efeito animado da dança, que pode ser visualizado em movimento no GeoGebra ou através de uma combinação de GeoGebra e Latex que, conjuntamente, produzem um arquivo pdf que interage com o leitor na tela de um computador, celular ou nos ambientes educacionais virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BASSANEZI, R. C. (2002). “Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática”; São Paulo: Editora Contexto.

BIEMBENGUTT, M. S.; HEIN, N. (2003). “Modelagem matemática no ensino”. 3 ed. São Paulo: Editora Contexto.

BERTONE, A. M. A.; BASSANEZI R. C.; JAFELICE R. S. M. (2015). “Modelagem Matemática”. Uberlândia: Editora da CEAD/UFU.

CBDCR. Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas – “História Factual da Dança Esportiva em Cadeira de Rodas”. Disponível em <http://www.cbdcr.org.br/cbdcr/danca-esportiva>. Último acesso em Maio 2017.

CRUZ, A. O. C S. (2010). “Simetria na Dança | açnaD na airtemiS: vestígios matemáticos na prática da Dança Esportiva em Cadeira de Rodas. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

FONSECA, J. P. (2016). “Pioneira na dança em cadeira de rodas, Renata Carvalho se apresenta na Abertura dos Jogos”. Disponível em <https://extra.globo.com/esporte/rio-2016/pioneira-na-danca-em-cadeira-de-rodas-renata-carvalho-se-apresenta-na-abertura-dos-jogos-20066402.html>. Último acesso em Maio 2017.

GEOGEBRA. “Manual Geogebra (pt)”. Disponível em https://wiki.geogebra.org/pt/Manual. Último acesso em Dezembro 2016.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-06-06

Como Citar

Bertone, A. M. A., Barbosa, L. M., & Jafelice, R. S. da M. (2017). Modelando uma dança esportiva em cadeiras de rodas no GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 6(1), 40–51. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/29576

Edição

Seção

Artigos