Ensino e aprendizagem da trigonometria com o auxílio do software GeoGebra

Autores

  • Reinaldo Oliveira Reis Júnior Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Eduardo Delcides Bernardes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Matheus dos Santos Reis Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Educação Matemática, GeoGebra, Trigonometria, Sequência Didática, Análise Institucional, Dispositivo Experimental, Abordagem Praxeológica

Resumo

As Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) têm sido ferramentas com potencial importante no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, compete-nos apresentar os resultados obtidos durante o período de execução do projeto “Ensino e Aprendizagem da Trigonometria com o auxílio do Software GeoGebra” que se desenvolveu junto ao Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional - GPEMAC, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Nesse sentido, daremos ênfase às possíveis relações que emergem em sala de aula mediante a introdução de um ambiente computacional de aprendizagem, referentes aos tópicos de Trigonometria sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por fim, enumeramos as potencialidades do software GeoGebra que mediam de forma positiva o ensino destes conceitos.

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Biografia do Autor

Reinaldo Oliveira Reis Júnior, Universidade Estadual de Santa Cruz

Discente do curso de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Eduardo Delcides Bernardes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Matheus dos Santos Reis, Universidade Estadual de Santa Cruz

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

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Publicado

2018-06-13

Como Citar

Júnior, R. O. R., Bernardes, E. D., & Reis, M. dos S. (2018). Ensino e aprendizagem da trigonometria com o auxílio do software GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 7(2), 03–28. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/29603

Edição

Seção

Artigos