O uso do GeoGebra no ensino de quadriláteros notáveis: um estudo com alunos do 6º ano do ensino fundamental

Autores

  • André Pereira da Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Câmara dos Santos Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-6466-9040

Palavras-chave:

sequência didática, estratégias, quadriláteros notáveis.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das estratégias mobilizadas por um grupo de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Recife (Pernambuco), na realização de uma sequência didática que explora os quadriláteros notáveis, utilizando o GeoGebra. Empregando uma abordagem qualitativa, os instrumentos de coleta de dados utilizados no estudo foram as produções dos discentes no GeoGebra e os registros das atividades em fichas impressas. Os resultados analisados evidenciam que as estratégias aplicadas pelos alunos focam-se em três dimensões: pragmática, na qual ocorre o reconhecimento dos quadriláteros notáveis a partir de sua aparência global; aplicativa, marcada pelo análise das figuras geométricas considerando sua definição; e relacional, quando os quadriláteros são considerados detentores de propriedades.

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Biografia do Autor

André Pereira da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Graduação em Tecnologia em Automação Industrial (2013) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática (2013) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Especialização em Educação Matemática (2014) - Faculdades Integradas de Patos (FIP), Especialização em Língua Brasileira de Sinais (2014) - Faculdade Internacional do Deita (FID), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2014) - Faculdades Integradas de Patos (FIP), Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (2016) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No período de 2006 a 2010, lecionou nos anos iniciais do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Cachoeira dos Índios, Paraíba. Produziu 62 trabalhos acadêmicos, dos quais, 42 são artigos publicados em anais de eventos acadêmicos e em periódicos científicos. É o autor dos projetos de criação dos símbolos municipais de Cachoeira dos Índios (PB). Atualmente, realiza pesquisas na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Geometria, investigando a Teoria de Van-Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico, sob orientação do Professor Doutor Marcelo Câmara dos Santos. Temas de interesse: Educação Matemática, Geometria, Van-Hiele, Grandezas e Medidas, Praxeologia Matemática, Educação Matemática Inclusiva, Tecnologias na Educação, Avaliação da Aprendizagem, Contrato Didático, Transposição Didática

Marcelo Câmara dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), Mestrado em Didactique Des Disciplines Scientifiques - Université Claude Bernard- Lyon I (1992) e Doutorado em Sciences de Leducation - Université de Paris X, Nanterre (1995), com Pós-Doutorado pelo Institut Universitaire de Formation de Maîtres de Rennes (2001) e Pós-Doutorado Sênior pela Université Laval (2010). Professor aposentado do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, atualmente é Diretor de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE e no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação, da UFJF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino de Matemática, formação de professores, avaliação e sequências didáticas. Coordenou a área de Matemática na elaboração dos Parâmetros Curriculares de Pernambuco e na Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

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Publicado

2017-12-10

Como Citar

Costa, A. P. da, & Santos, M. C. dos. (2017). O uso do GeoGebra no ensino de quadriláteros notáveis: um estudo com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 6(2), 10–24. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/32822

Edição

Seção

Artigos