Um estudo sobre a execução de sons e criação de músicas no software GeoGebra

Autores

  • Lucas Teixeira da Silva Bolsista de Iniciação Científica da FAPERGS e aluno do curso de Matemática Licenciatura da ULBRA/Canoas http://orcid.org/0000-0003-1664-2027
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) http://orcid.org/0000-0002-5771-1319

Palavras-chave:

Funções Trigonométricas, Sons, GeoGebra, Educação Matemática.

Resumo

Apresenta-se nesse artigo um estudo no software GeoGebra sobre a execução de sons a partir de funções trigonométricas e a criação de músicas através de instrumentos e notas musicais pré-programadas, relacionando a Matemática, a Música e a Física do Som, cujo principal objetivo é o de utilizar o recurso de emissão de sons através de gráficos de funções trigonométricas e sons musicais presente no GeoGebra. Apresentam-se dois objetos de aprendizagem, bem como, o passo a passo de suas construções, evidenciando as relações existentes entre a Matemática e a Música e contextualizando este estudo com as ondas sonoras, em uma proposta interdisciplinar, utilizando-se de tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Teixeira da Silva, Bolsista de Iniciação Científica da FAPERGS e aluno do curso de Matemática Licenciatura da ULBRA/Canoas

Bolsista de Iniciação Científica da FAPERGS e aluno do curso de Matemática Licenciatura da ULBRA/Canoas

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutora em Ciências da Educação pela Ponífícia de Salamanca na Espanha, professora titular do Curso de Matemática e do Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) pela ULBRA/Canoas, professor do curso de Matemática Liceniatura da ULBRA.

Referências

BAHIA, Secretaria da Educação. EM-Ação: Ensino Médio em Ação, 3o Ano. Salvador: SEC/IAT,2012.

BRASIL. Parecer CNE no 15/98 aprovado em 1o de junho de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998.

BRASIL. MEC, PCN - Ensino Médio – Parâmetros Legais. MEC: 2000.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+: Ensino Médio. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. Brasília: Ministério da Educação. 2002.

NCTM. De los Princípios a la Acción – para garantizar el êxito matemático para todos. NCTM: México, 2015

SANTOS, E. Cibercultura, Educação On-line e Processos Culturais. Teias, 13 (30), p. 3-8, 2012.

TUFANO, W.. Contextualização. ln: FAZENDA, Ivani C. Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

Site fq.pt. Propagação do Som. Disponível em <http://www.fq.pt/som/33-propagacao-do-som>. Acesso em: 15/08/2017.

Site Descomplicando a Música. Clave de Fá. Disponível em <http://www.descomplicandoamusica.com/clave-de-fa/>. Acesso em: 10/08/2017.

Downloads

Publicado

2017-12-10

Como Citar

Silva, L. T. da, Oliveira Groenwald, C. L., & Homa, A. I. R. (2017). Um estudo sobre a execução de sons e criação de músicas no software GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 6(2), 25–45. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/34104

Edição

Seção

Artigos