Simetrias nas Cercaduras das Fachadas de Azulejos de Aveiro, usando o GeoGebra

Autores

Palavras-chave:

GeoGebra, Simetrias, Frisos.

Resumo

Com este trabalho pretende-se classificar os motivos existentes nas cercaduras3 dos azulejos que revestem fachadas de Aveiro, estabelecendo uma ligação entre este Património e a Matemática. As atividades a desenvolver com os alunos requerem um trabalho prévio de recolha fotográfica, que se pode estender a qualquer parte do país, e que pode envolver uma visita de estudo, saída de campo ou trabalho de casa, sendo solicitado que cada aluno fotografe uma cercadura. Neste trabalho seguimos duas vertentes: criar com o GeoGebra, exemplares dos 7 frisos a partir de um elemento recolhido num motivo dos azulejos ou procurar as simetrias existentes nas cercaduras fotagrafadas utilizando o GeoGebra e proceder à sua classificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Maria Reis D'azevedo Breda, Universidade de Aveiro

Professor Associado c/ Agregação

Coordenadora do Projeto GEOMETRIX

Membro do Conselho do DMat

Referências

BIVAR, A., GROSSO, C., OLIVEIRA, F., & TIMÓTEO, M. (2013). Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.

BREDA, A., SERRAZINA, L., MENEZES, L., SOUSA, H., & OLIVEIRA, P. (2011). Geometria e Medida no Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, DGIDC.

DIRECÇÃO-GERAL DE FORMAÇÃO VOCACIONAL. (2004/05). Programa da disciplina de Matemática. Lisboa, Ministério da Educação.

DOS SANTOS SIMÕES, J. (1997). Azulejaria em Portugal no Século XVII, Tomo II - Elenco. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

DOS SANTOS SIMÕES, J. M., & DE OLIVEIRA, E. G. (1997). Azulejaria em Portugal no Século XVII, Tomo I - Tipologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

GEOGEBRA. (s.d.). Obtido em 29 de janeiro de 2015, de http://www.geogebra.org

SARRICO, P. (2009). Percurso do Azulejo de fachada de Aveiro: dinâmicas para a sua Salvaguarda. Fac. Letras da Univ. de Coimbra: Dissertação de Mestrado em Museologia e Património Cultural.

VELOSO, A., ALMASQUÉ, I., & MILHEIRO, F. (2000). O Azulejo Português e a Arte Nova. Lisboa: Edições Inapa.

Downloads

Publicado

2017-12-10

Como Citar

Breda, A. M. R. D., & Carlos, L. (2017). Simetrias nas Cercaduras das Fachadas de Azulejos de Aveiro, usando o GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 6(2), 81–92. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/35453

Edição

Seção

Artigos