Construção de ferramentas para divisão de polinômios, implementadas com o JavaScript, no software GeoGebra

Autores

Palavras-chave:

Polinômios, JavaScript, GeoGebra

Resumo

Este artigo teve como objetivo a criação de ferramentas no software GeoGebra auxiliada do JavaScript, com a finalidade de realizar divisões entre polinômios mediante o dispositivo prático de Briot-Ruffini e o método da chave. Para a construção das ferramentas realizou-se primeiramente um estudo sobre a sintaxe básica do JavaScript e de como ocorre a troca de informações entre ele e o GeoGebra. Alguns processos de divisões foram realizados manualmente afim de analisar os padrões de funcionamento dos dois métodos e entender como o JavaScript poderia ser capaz de simula-los, a seguir o GeoGebra foi utilizado na construção das duas ferramentas, uma para o dispositivo de Briot-Ruffini e outra para o método da chave. A utilização de códigos em LaTeX foi essencial para uma boa exibição da ferramenta na janela de visualização do GeoGebra. As ferramentas se mostraram eficazes em todas as simulações realizadas no final da pesquisa, podendo ser utilizadas por professores e alunos, seja no estudo teórico dos polinômios ou na produção de outras ferramentas similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

FLANAGAN, David. JavaScript: o guia definitivo. 6ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 1094 p.

GEOGEBRA (2017). Reference: JavaScript. Disponível em: <https://wiki.geogebra.org/en/Reference:JavaScript>. Acesso em: 26 set. 2017.

IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática Elementar. 6ª. ed. São Paulo: Atual, 1993. 240 p. v. 6.

PAZ, Leandro Barbosa.; ALVES, F.R.V. Implementação do Algoritmo de Euclides no Software GeoGebra. In: I Congresso Brasileiro do Geogebra, 2016, Natal. GeoGebra: Múltiplos olhares para o ensino e a aprendizagem de conceitos, 2016.

SANTOS, R.J (2002). Introdução ao LaTeX. Disponível em: <https://regijs.github.io/apostilas.html>. Acesso em: 26 set. 2017.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-13

Como Citar

Paz, L. B., & Lopes Lima, M. V. R. (2018). Construção de ferramentas para divisão de polinômios, implementadas com o JavaScript, no software GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 7(2), 80–94. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/36029

Edição

Seção

Artigos