Software geogebra: investigação, exploração e experimentação no ensino e aprendizado de matemática para alunos do ensino fundamental

Autores

  • Aline Gonçalves de Farias Fagundes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i1p003-015

Palavras-chave:

Software GeoGebra, Competências, Polinômios

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma reflexão de atividades utilizando os recursos do software GeoGebra para o ensino de Matemática sob o ponto de vista das Habilidades e Competências relativas ao ensino básico, limitando-se ao campo algébrico com ênfase no conteúdo de operações elementares com monômios e polinômios. Com este estudo, podemos observar que o GeoGebra é uma ferramenta pedagógica significativa no desenvolvimento de habilidades e competências mas que demonstra limitações. A exploração da potencialidade, bem com as limitações deste recurso, principalmente no campo algébrico, devem ser refletidas e incorporadas ao planejamento como forma de consolidar o conhecimento.

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Biografia do Autor

Aline Gonçalves de Farias Fagundes, UFRGS

Especialista em Informática Instrumental pela UFRGS, especialista em Educação em Engenharia e Ensino de Ciências e Matemática pela Uergs, Graduada no curso de Matemática - Licenciatura Plena pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul . Atuação como docente titular na área de Matemática e de Educação Financeira, realizando o planejamento das atividades escolares, participando do planejamento e execução de projetos de ensino interdisciplinar como professora co-orientadora. 

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

Fagundes, A. G. de F. (2019). Software geogebra: investigação, exploração e experimentação no ensino e aprendizado de matemática para alunos do ensino fundamental. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 8(1), 03–15. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i1p003-015

Edição

Seção

Artigos