GeoGebra e saberes docentes da álgebra: padrões e generalizações

Autores

  • Maria Auxiliadora Vilela Paiva Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes-ES
  • Tatiana Bonomo Sousa Educimat-Cefor/Ifes e Sedu-ES

Palavras-chave:

GeoGebra, Saberes Docentes da Álgebra, Padrões e Generalizações.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os saberes que os professores (re)constroem a respeito do conteúdo de padrões matemáticos e generalizações no ensino da Álgebra, por meio de ações colaborativas e com o auxílio do GeoGebra. Como parte de uma pesquisa maior, numa linha qualitativa, desenvolveu-se uma ação pedagógica com professores de Matemática da escola básica, num curso de Formação Continuada. Foi possível perceber, a partir dessa experiência, que as discussões relacionadas a conceitos algébricos utilizando as potencialidades do GeoGebra, além de contribuírem para a formação dos participantes foram primordiais na construção de saberes da docência, consequentemente, de mudança de atitude frente ao ensino e aprendizagem da Álgebra.

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes-ES

Doutora em Matemática pela PUC-RJ. Aposentada da UFES. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática- EDUCIMAT e coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu Práticas pedagógicas para professores do Cefor/fes. Lider do Grupo de Pesquisa GEPEM-ES. Editora da revista Sala de Aula em Foco do Educimat/ Ifes. vilelapaiva@gmail.com

Tatiana Bonomo Sousa, Educimat-Cefor/Ifes e Sedu-ES

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática- EDUCIMAT, integrante Lider do Grupo de Pesquisa GEPEM-ES e professora da Secretaria Estadual do Estado do Espírito Santo-SEDU

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

Paiva, M. A. V., & Sousa, T. B. (2018). GeoGebra e saberes docentes da álgebra: padrões e generalizações. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 7(3), 19–33. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/39992

Edição

Seção

Artigos