O GeoGebra na prática pedagógica dos professores de matemática: reflexões a partir dos registros de egressos de cursos

Autores

  • Cristiane Rodrigues de Jesus Universidade Federal do Paraná Secretaria de Estado da Educação do Paraná
  • Emerson Rolkouski Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação continuada de professores, GeoGebra.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo promover uma reflexão sobre as formas de uso/integração do GeoGebra na prática pedagógica de professores de matemática da rede pública paranaense participantes de dois cursos de formação continuada:  a “Oficina GeoGebra", ofertada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná em 2010 e o curso de extensão universitária "Integração de Tecnologias nas aulas de matemática" ofertado pela Universidade Federal do Paraná em 2011. Por meio de pesquisa documental, utilizou-se como fonte de dados, além de estudos e documentos oficiais, registros dos professores participantes dos cursos. A partir da análise dos dados, observou-se a necessidade de uma formação continuada que evidencie as possibilidades proporcionadas pelo software ao utilizar-se dos recursos dinâmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane Rodrigues de Jesus, Universidade Federal do Paraná Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Mestranda em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsista do Programa de Fomento à Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROF/CAPES). Técnica pedagógica do Portal Dia a Dia Educação - Diretoria de Tecnologias Educacionais (DITEC) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR).

Emerson Rolkouski, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista de Rio Claro (UNESP), Professor do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2012-03-22

Como Citar

Jesus, C. R. de, & Rolkouski, E. (2012). O GeoGebra na prática pedagógica dos professores de matemática: reflexões a partir dos registros de egressos de cursos. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), 144–159. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8331