A evolução dos modelos de assistência de enfermagem à criança hospitalizada nos últimos trinta anos: do modelo centrado na doença ao modelo centrado na criança e família

Angela Rodrigues de Miranda, Amanda Rodrigues de Oliveira, Leticia Mitsui Toia, Hebe Karina de Oliveira Stucchi

Resumo


Objetivo: identificar a evolução dos modelos de enfermagem à criança hospitalizada nos últimos trinta anos no Brasil. Metodologia: pesquisa descritiva, retrospectiva e comparativa por meio de pesquisa bibliográfica. Resultados: esta pesquisa evidenciou que há três modelos de enfermagem voltados à criança hospitalizada e que o ideal dentro do nosso contexto é o Modelo Centrado na Criança e sua Família. Conclusão: para haver a implantação do Modelo Centrado na Criança e sua Família é necessário que ocorra uma adequação dos serviços de saúde, das políticas públicas e da equipe de enfermagem.


Palavras-chave


modelos de enfermagem; criança hospitalizada, enfermagem pediátrica

Texto completo:

PDF

Referências


Rocha SMM, Lima RAG, Scochi CGS. Assistência integral à saúde da criança no Brasil: implicações para o ensino e a prática de enfermagem pediátrica. Saúde Soc. 1997;6(1):25-52.

Marcon SS, Elsen I. A enfermagem com um novo olhar: a necessidade de enxergar a família. Fam Saúde Desenv. 1999;1(1/2):21-6.

Patrício ZM. A prática de cuidar/cuidado à família da adolescente grávida solteira e seu recém-nascido através de um marco conceitual de enfermagem de enfoque sócio-cultural [dissertação]. Florianópolis: UFSC; 1990.

Dias SMZ, Motta MGC. Práticas e saberes do cuidado de enfermagem à criança hospitalizada. Ciênc Cuidado Saúde. 2004;3(1):41-54.

Góis JR. Modelo de assistência à criança em unidades de internações pediátrica: perspectiva da enfermeira pediatra [dissertação]. Rio de Janeiro: UFRJ; 2009. Mestrado em Enfermagem.

Schimitz EMR. A enfermagem em pediatria e puericultura. São Paulo: Atheneu; 2005. p. 169-74.

Collet N, Oliveira BRG. Criança hospitalizada: percepções das mães sobre o vínculo afetivo criança-família. Rev Latino-am. Enfermagem. 1999;7(5):95-102.

Brasil. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária [Internet]. Brasília: CONANDA; CNAS; 2006. [acesso em 28 out . 2011]. Disponível em: http://www.paulinia.sp.gov.br/viveremfamilia/pdf/plano.pdf

Thomazine AM, Passos RS, Bay-Jr OG, Collet N, Oliveira BRG. Assistência de enfermagem à criança hospitalizada: um resgate histórico. Ciênc Cuid Saúde. 2008;7(Supl 1):145-52.

Waechterv EH, Blake FG. Enfermagem pediátrica. 9ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana; 1979.

Lima RAG, Rocha SMM, Scochi CGS. Assistência à criança hospitalizada: reflexões acerca da participação dos pais. Rev Latino-am Enfermagem. 1999;7(2):33-9.

Trezza EMC, Trezza E. Prejuízos emocionais à criança hospitalizada. Rev Paul Pediatr.1985;7(1):181-3.

Marinho JA. Enfermagem do futuro. Rev Coren-SP. 2004;(53):7-8.

Rocha SMM, Almeida, MCP. Origem da enfermagem pediatra moderna. Rev Esc Enferm. USP.1993;27(1):25-41.

Issi HB, Jacoby AMR, Lima ED, Wilsmann J, Mulle JD, Cachafeiro MEH, et al. Em foco a família: a construção de uma trajetória da enfermagem pediátrica do hospital de clínicas de Porto Alegre. Rev HCPA. 2007;27(2):39-42.

Collet N, Pimenta EAG. Dimensão cuidadora da enfermagem e da assistência à criança hospitalizada: concepções da enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2009; 43(3):622-9.

Cruz AC, Angelo M. Cuidado centrado na família em pediatria: redefinindo os relacionamentos. Ciênc Cuid Saúde. 2011;10(4):861-5.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.