Comorbidade da fibromialgia com cefaléia e distúrbios do sono

Janaína Letícia Ghiraldi, Humberto Cenci Guimarães, Gilberto Santos Novaes

Resumo


A fibromialgia (FM) é uma síndrome dolorosa de etiopatogenia desconhecida, caracterizada por dores musculares difusas, pontos dolorosos à digito-pressão e associada a distúrbios do sono (DS) e cefaléia. Atinge preferencialmente mulheres. Um questionário foi aplicado a 69 pacientes, 33 com FM (Classificação do American College of Rheumatology, 1990) e 36 pacientes controles. Para o diagnóstico de cefaléia, utilizou-se a Classificação do Comitê Internacional de Cefaléia, 1988. DS foi mais freqüente no grupo de FM (81,8%) do que no grupo controle (36,1%) (p<0,001). Cefaléia também foi mais frequente nos pacientes com FM (66,6%) do que nos controles (36,1%) (p<0,02). Não houve correlação entre os sintomas DS e cefaléia na FM (p<0,632) de tal modo que estes podem aparecer de forma independente na FM. No grupo com FM o tipo de cefaléia mais frequente foi enxaqueca com ou sem aura (p<0,04). Os resultados mostraram que FM esta frequentemente associada à cefaléia tipo enxaqueca com ou sem aura e aos DS.


Palavras-chave


fibromialgia; doenças reumáticas; cefaléia; transtornos do sono; enxaqueca

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.