Gestão da qualidade hospitalar

Autores

  • Haino Burmester HCFMUSP e OPAS

Palavras-chave:

gestão, gestão da qualidade, organizações hospitalares

Resumo

O artigo apresenta um método gestão, condição necessária para a eficácia, eficiência e efetividade. Isto também se aplica à gestão como um todo. O método agrega os conhecimentos das diversas disciplinas da administração em proposta sistêmica, coerente e integrada, constituindo o modelo de gestão do Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), baseado na experiência do corpo de voluntários do CQH no manejo do seu modelo de gestão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Haino Burmester, HCFMUSP e OPAS

Médico, doutor em medicina, gestor hospitalar do HCFMUSP e da OPAS.

Referências

Burmester H. Gestão da qualidade hospitalar. 1ª ed. São Paulo: Saraiva; 2013.

Cardoso R. Construção de modelos de gestão articulados por modelos de referência: uma investigação sobre o uso dos modelos de referência de qualidade e excelência [tese]. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ; 2008.

Franco LM, Newman J, Murphy G, Mariani E. Achieving quality through problem solving and process improvement. 2nd ed. Bethesda: Quality Assurance Project; 1997.

Lalonde. A new perspective on the health of Canadians: a working document. Ottawa: Department of Health and Welfare, 1974.

Report to Congress: National Strategy for Quality Improvement in Health Care. Acesso em 13/02/12. Disponível em http://www.healthcare.gov/law/resources/reports/quality.

Downloads

Publicado

2013-09-24

Como Citar

1.
Burmester H. Gestão da qualidade hospitalar. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 24º de setembro de 2013 [citado 19º de abril de 2024];15(3):73-5. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/16523

Edição

Seção

Artigo Original