Sentimentos vivenciados pelas mulheres no retorno à vida sexual após o parto

Autores

  • Ana Carolina Macedo de Oliveira FCMS/PUC-SP
  • Claudia da Silva Lopes FCMS/PUC-SP
  • Mayron de Oliveira Melo FCMS/PUC-SP
  • Ruth Bernarda Riveros Jeneral FCMS/PUC-SP

Palavras-chave:

sexualidade, comportamento sexual, período pós-parto, mulheres

Resumo

Este estudo teve como objetivo revelar os sentimentos vivenciados pelas puérperas no retorno à vida sexual após o parto. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualiquantitativa. Foram entrevistadas quinze puérperas de parto normal moradoras do munícipio de Sorocaba. As entrevistas foram gravadas nas Unidades Básicas de Saúde - UBS, dos Bairros Sabiá, Vila Haro e Barcelona. A organização dos dados foi realizada a partir do Discurso do Sujeito Coletivo. Os relatos foram agrupados em ideias centrais, totalizando nove: percepção do corpo, influência da dor, sentimento da mãe em relação à criança, envolvimento do marido no retorno à vida sexual, envolvimento da mulher no retorno à vida sexual, o sentimento da mulher em relação à vida sexual, o sentimento da mulher em relação à dor, motivos da espera para o retorno à vida sexual. Os resultados revelaram que nesse período a mulher está voltada às mudanças que ocorrem em seu corpo associadas não só ao ganho de peso, mas também à autoimagem, à baixa autoestima, ao medo da dor e à divisão de papeis como esposa e mãe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Macedo de Oliveira, FCMS/PUC-SP

Acadêmica do curso de Enfermagem FCMS/PUC-SP

Claudia da Silva Lopes, FCMS/PUC-SP

Acadêmica do curso de Enfermagem FCMS/PUC-SP

Mayron de Oliveira Melo, FCMS/PUC-SP

FCMS/PUC-SP

Ruth Bernarda Riveros Jeneral, FCMS/PUC-SP

Professora do Depto. de Enfermagem FCMS/PUC-SP

Referências

Bia FMM. Sexualidade pós-parto: a outra face da maternidade. Nursing (Ed. Portuguesa). 2010;22(260):8-18.

Salim NR, Araújo NM, Gualda DMR. Corpo e sexualidade: a experiência de um grupo de puérperas. Rev Latino-Am Enferm. 2010;18(4):732-9.

Souza JA. A real influência do parto normal sobre o enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico: revisão literária [Internet]. Manaus: Bio Cursos; 2012 [acesso em 20 out. 2013]. Disponível em: http://www.portalbiocursos.com.br/artigos/uroginecologia/01.pdf.

Silva AI, Figueiredo B. Sexualidade na gravidez e após o parto. Rev Psiquiatr Clín. 2005;25(3):253-64.

Mello AR, Neme B. Puerpério: fisiologia e assistência. In: Neme B. Obstetrícia básica. São Paulo: Sarvier; 2006.

Seixas AMR. Sexualidade feminina: história, cultura, família e psicológica. São Paulo: Senai; 1998.

Montenegro CAB, Rezende Filho J. Rezende obstetrícia fundamental. 12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2012.

Alves MGC. Factores que influenciam a sexualidade feminina depois do parto. Lisboa: Universidade de Lisboa-Faculdade de Medicina; 2008.

Stefanello J, Nakano AMS, Gomes FA. Crenças e tabus relacionados ao cuidado no pós-parto: o significado para um grupo de mulheres. Acta Paul Enferm. 2008;21(2):275-81.

Berenstein E. A inteligência hormonal da mulher. Rio de Janeiro: Objetiva; 2001.

Lefévre F, Lefévre AMC, Teixeira, JJV. O Discurso do Sujeito Coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUCS; 2000.

Lefévre F, Lefévre F. O Discurso do Sujeito Coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul: EDUCS; 2005.

Minayo MCS. O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/Abrasco; 1992.

Machineski GG, Schneider JF, Bastos CCBC. Corporeidade da mulher no pós-parto: uma compreensão da linguagem em Maur ice Mer leau-Ponty. Rev Gaúcha Enferm. 2006;27(3):408-16.

Morais TC, Freitas PX, Neves GB. Percepção das primigestas acerca do aleitamento materno. Rev Enferm Integr. 2010;3(2):621-36.

Breaun EMM, Ferreira JP, Taveira PP. A percepção da mulher sobre sua sexualidade e as modificações corporais durante o puerpério [trabalho de conclusão de curso]. Cascavel: Faculdade Assis Gurgacz; 2011.

Araujo MN. “É a vida de sempre” – corpo e sexualidade no processo de nascimento [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2009.

Brito RS, Oliveira EMF, Carvalho FLA. Percepção do homem sobre o pós-parto da mulher/companheira. Rev Eletr Enf [Internet]. 2008 [acesso em 12 out. 2013 ]; 10 (4): 1072-9. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n4/pdf/v10n4a20.pdf.

Zagoneli IPS, Martins M, Pereira KF, Athayde J. O cuidado humano diante da transição ao papel materno: vivencias no puerpério. Rev Eletr Enf [Internet]. 2003 [acesso em 12 out. 2013]; 5(2):24-32. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/revista5_2/pdf/materno.pdf.

Nakano AMS. As vivências da amamentação para um grupo de mulheres: nos limites de ser “O Corpo para o Filho” e de ser “o corpo para si”. Cad Saúde Pública. 2003;19 (supl 2):S355-63.

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

1.
Oliveira ACM de, Lopes C da S, Melo M de O, Jeneral RBR. Sentimentos vivenciados pelas mulheres no retorno à vida sexual após o parto. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 23º de dezembro de 2014 [citado 19º de abril de 2024];16(4):174-7. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/17651

Edição

Seção

Artigo Original