Fatores de risco emergentes na aterosclerose

Dikran Armaganijam

Resumo


Estudos epidemiológicos prospectivos e experimentais demonstram que determinados fatores se associam ao desenvolvimento mais precoce e mais acelerado da aterosclerose e suas manifestações clínicas. Esses fatores são denominados “fatores de risco”. A revelação causal entre fatores de risco e a doença aterosclerótica deve incluir: plausibilidade biológica, relação dosedependência , reprodutibilidade dos estudos epidemiológicos em outros grupos populacionais e especificidade de associação, com potencial reversibilidade por intervenções apropriadas. Os fatores que não preenchem os critérios de causalidade, porém, se associam à maior probabilidade da doença, são denominados “marcadores de risco”. A concepção atual de fator de risco foi ampliada, incluindo fatores denominados emergentes.


Palavras-chave


aterosclerose; fatores de risco

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.