Melhoria de processos no SUS como proposta de possibilidades mais próximas de mudanças: estudo piloto

Autores

  • Fernando Luiz Affonso Fonseca Faculdade de Medicina do ABC
  • José Manoel Amadio Guerrero FCMS/PUC-SP
  • Flavio Morgado PUC-SP

Palavras-chave:

sistema único de saúde, centros de saúde, acesso aos serviços de saúde, administração de serviços de saúde, educação médica continuada

Resumo

Dentre as possibilidades de mudanças organizacionais no SUS, conforme o modelo de Galbraith, que contempla a Estratégia (direções do sistema), Estrutura (hierarquia e fluxo decisório), Processos (fluxos de trabalho), Pessoas (competências) e Recompensa (motivação), aquelas referentes aos processos estão, na visão deste artigo, entre as mais próximas de êxito. No caso das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que recebem um fluxo muito grande de pessoas, com demanda espontânea e de agendamentos, é importante que se tenha cuidado com a logística do atendimento, evitando-se a presença desnecessária na UBS. As equipes das UBSs de Sorocaba, por meio da Estratégia de Educação Permanente, foram encorajadas a fazer discussões e buscar caminhos para melhorais no atendimento ao cliente. O grande volume de pessoas diariamente nas unidades, visto como um problema que comprometia a qualidade do atendimento, foi o que motivou a análise e melhoria dos processos. Usando-se métodos de modelagem de processos, definição de indicadores e gestão de mudanças, foi possível melhorar dois processos relacionados ao fluxo de pessoas nas UBSs, o de pacientes com vários agendamentos no mesmo mês e o de pacientes que buscam medicamento de uso contínuo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Luiz Affonso Fonseca, Faculdade de Medicina do ABC

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde - Faculdade de Medicina do ABC

José Manoel Amadio Guerrero, FCMS/PUC-SP

Assessor da Secretaria da Saúde de Sorocaba. Mestre em Educação nas Profissões da Saúde - PUC-SP. Professor do Depto. de Medicina FCMS/PUC-SP

Flavio Morgado, PUC-SP

Bacharel em Matemática pela Fundação Santo André, mestre em Administração e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 116/2014. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União, 06 de junho, 2014, Seção 1, p. 17.

Galbraith JR. The evolution of enterprise organization designs. J Org Design. 2012;1(2):1-13.

CONASS Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Gestão administrativa e financeira do SUS. Brasília: CONASS; 2011. p. 21-2. (Coleção “Para Entender a Gestão do SUS" – Volume 8).

CONASS Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Gestão administrativa e financeira do SUS. Brasília: CONASS; 2011. p. 47. (Coleção “Para Entender a Gestão do SUS" – Volume 8).

Bross JC. Gestão do espaço físico para saúde. In: Zucch P, Ferraz MB, organizadores. Guia de economia e gestão em saúde. São Paulo: Manole; 2009.

Carvalho MTG. Nova gestão pública e reformas da saúde: o profissionalismo numa encruzilhada. Lisboa: Edições Sílabo; 2009. p. 296.

Cunha AIG, Morgado F. Melhorias na qualidade da assistência à saúde por meio da gestão por processos: o caso das intervenções coronárias com implante de stents In: Cunha AIG, Santos JFV, Balbieris VC, Silva EV. A enfermagem na cardiologia invasiva. São Paulo: Atheneu; 2007. p. 203-21.

Kotter JP. Liderando mudanças. São Paulo: Elsevier; 2013.

Vecina Neto G, Castellanos PI. Assistência ambulatorial. In: Vecina Neto G, Malik AM. Gestão em saúde. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011. p. 210.

Downloads

Publicado

2015-06-26

Como Citar

1.
Fonseca FLA, Guerrero JMA, Morgado F. Melhoria de processos no SUS como proposta de possibilidades mais próximas de mudanças: estudo piloto. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 26º de junho de 2015 [citado 19º de abril de 2024];17(2):92-6. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/22399

Edição

Seção

Artigo Original