Planejamento do parto - instrumento educativo compartilhado com gestantes na UBS Jardim Simus

Janie Maria de Almeida, Vanessa Braz Guimarães, Camila Ariely Martins

Resumo


A gravidez é um período de dúvidas e expectativas para a mulher. Estimular a participação materna nesse processo é importante pelos benefícios que traz para ao binômio mãe-filho. O plano de parto, como um instrumento educativo favorece a reflexão sobre os tipos de parto e os procedimentos realizados na internação. Objetivos: incentivar a participação materna para compreender os procedimentos hospitalares, por meio do plano de parto, bem como a percepção materna da assistência ao parto. Metodologia: estudo exploratório descritivo realizado na UBS Jd. Simus, Sorocaba-SP, com gestantes inscritas no pré-natal, a partir de 24 semanas de gestação, maiores de 18 anos e mediante assinatura do TCLE. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionário em dois momentos, durante a gestação e no pós-parto, ações educativas foram empregadas durante a elaboração do Plano de Parto. Resultados: Os dados das participantes, 13 gestantes e 12 no pós-parto foram analisados quantitativamente e comparativamente em dois momentos. As mulheres apresentavam ensino médio, idade entre 20 a 30 anos, empregadas com carteira assinada, em união estável com parceiro de nível médio e empregados. A preferência inicial pelo parto normal foi majoritária, o desfecho foi ao contrário do desejado. O parceiro foi o acompanhante de maior escolha e participou em 4 partos. A maioria das parturientes foi submetida à indução com ocitocina/misoprostol, o banho de chuveiro foi o método mais utilizado para alívio da dor e era desconhecido pelas gestantes como método de alivio da dor, a episiotomia foi realizada em um parto. Houve grande adesão à amamentação. Conclusão: Na perspectiva das participantes, a elaboração do plano de parto se mostrou válida e importante, podendo ser um fator de satisfação na parturição.

Palavras-chave


parto humanizado; planejamento; gravidez

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.