Panorama da educação médica no Brasil: uma oficina do Projeto FELLOWS

Autores

  • Maria Valéria Pavan Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8804-2499
  • Camila Azeredo Pereira Barretto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0987-0291
  • Júlia Brum de Mello Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5620-5895
  • Rafael de Madureira Ribas Costa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1596-5799
  • Jacqueline Alves Rena Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3633-5032
  • Henrique Alvares Pessoa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7245-4253
  • Ugo Caramori Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7728-1184

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2019v21i4a9

Palavras-chave:

educação médica, estudantes de medicina, ensino

Resumo

Obs.: 

A partir dessa experiência, foi gravado um vídeo com as informações contidas nesse slide. Esse vídeo tem sido usado como material de consulta e enviado aos alunos iniciantes do Projeto FELLOWS como uma atividade preparatória para o programa de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Azeredo Pereira Barretto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. 

Coordenadora do Projeto Fellows

Júlia Brum de Mello, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. 

Coordenadora do Projeto Fellows

Rafael de Madureira Ribas Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde.

Coordenador do Projeto Fellows

Jacqueline Alves Rena, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde.

Coordenadora do Projeto Fellows

Henrique Alvares Pessoa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde.

Coordenador do Projeto Fellows

Ugo Caramori, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Sorocaba (SP), Brasil.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde.
Coordenador do Projeto Fellows

Referências

Caramori U, Mello JB, Barretto CAP, Costa RMR, Peña SS, Ramos ALC, et al. Projeto FELLOWS: habilidades de educação para estudantes das profissões da saúde. Rev Bras Educ Méd. 44(1), e041. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190233.ing.

Beck AH. The Flexner report and the standardization of American Medical Education. JAMA. 2004;291(17):2139-40. doi: http://dx.doi.org/10.1001/jama.291.17.2139

Pagliosa FL, Da Ros MA. O relatório Flexner: para o bem e para o mal. Rev Bras Educ Méd. 2008;32(4):492-9. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000400012

Lampert JB. Educação em saúde no Brasil: para não perder o trem da história. Cad ABEM. 2006;2:81-8.

Conselho Federal de Medicina. MEC muda regra para abrir escolas. Medicina J CFM [Internet]. 2013 [acesso em 22 nov. 2019];(217):4. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/stories/JornalMedicina/2013/jornal217.pdf

Conselho Federal de Medicina. Dados traçam retrato da desigualdade. Medicina J CFM [Internet]. 2013 [acesso em 22 nov. 2019];(217):6-7. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/stories/JornalMedicina/2013/jornal217.pdf

Lampert J. Na transição paradigmática da educação médica: o que o paradigma da integralidade atende que o paradigma Flexneriano deixou de lado. Cad ABEM [Internet]. 2003 [acesso em 11 nov. 2019];1(1). Disponível em: https://website.abem-educmed.org.br/wp-content/uploads/2019/09/CadernosABEM__Vol01.pdf

Feuerwerker LCM. Cinco caminhos para não abrir espaços de transformação do ensino médico. Rev Bras Educ Méd. 1999;23(2-3):21-6.

Sobral DT. Retrospecto da cúpula de Edimburgo: subsídios para a educação médica. Rev Bras Educ Méd. 1994;18:97-132.

Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface (Botucatu). 1998;2(2):139-54. doi:http:// dx.doi.org/10.1590/S1414-32831998000100008

Santos SR. O aprendizado baseado em problemas (Problem-based learning – PBL). Rev Bras Educ Méd. 1994;18(3):121-4.

Vasconcelos RNC, Ruiz EM. Formação de médicos para o SUS: a integração ensino e saúde da família – revisão integrativa. Rev Bras Educ Méd. 2015;39(4):630-8. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e02772014

Pavan MV, Senger MH, Marques W. Educação médica em foco. Rev Fac Ciênc Méd Sorocaba [Internet]. 2013 [acesso em 11 nov. 2019];15(2):39-43. Disponível em: https://ken.pucsp.br/RFCMS/article/view/15647/pdf

Downloads

Publicado

2020-05-29

Como Citar

1.
Pavan MV, Barretto CAP, Mello JB de, Costa R de MR, Rena JA, Pessoa HA, Caramori U. Panorama da educação médica no Brasil: uma oficina do Projeto FELLOWS. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 29º de maio de 2020 [citado 19º de abril de 2024];21(4):188-90. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/46392

Edição

Seção

Espaço Aberto