Vítimas de ferimentos por arma de fogo atendidas pelo SAMU – Sorocaba

Autores

  • Guilherme Lippi Ciantelli FCMS/PUC-SP
  • Lívea Athayde de Morais FCMS/PUC-SP
  • Marlon Moda FCMS/PUC-SP
  • Diego Delcorso Leonato FCMS/PUC-SP
  • José Mauro da Silva Rodrigues FCMS/PUC-SP

Palavras-chave:

ferimento por arma de fogo, serviços médicos de emergência, violência

Resumo

A violência externa é a principal causa de morte em população jovem no Brasil, além de contribuir grandemente com as altas taxas de incapacidade. Os ferimentos por arma de fogo são, entre as causas externas, um dos principais responsáveis pelo aumento da morbimortalidade dessas. Neste artigo, os autores relatam uma série de casos de vítimas de ferimento por arma de fogo atendidas pelo SAMU - Sorocaba e discorrem sobre este tema de grande prevalência e importância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme Lippi Ciantelli, FCMS/PUC-SP

Acadêmico do curso de Medicina da FCMS/PUC-SP

Lívea Athayde de Morais, FCMS/PUC-SP

Acadêmica do curso de Medicina da FCMS/PUC-SP

Marlon Moda, FCMS/PUC-SP

Acadêmico do curso de Medicina da FCMS/PUC-SP

Diego Delcorso Leonato, FCMS/PUC-SP

Acadêmico do curso de Medicina da FCMS/PUC-SP

José Mauro da Silva Rodrigues, FCMS/PUC-SP

Professor do Depto. de Cirurgia FCMS/PUC-SP

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 1.863, de 29 de setembro de 2003. Institui a Política Nacional de Atenção às Urgências, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 out. 2003. Seção 1, p. 56.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 1.864, de 29 de setembro de 2003. Institui o componente pré-hospitalar móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências, por intermédio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência em municípios e regiões de todo o território brasileiro: SAMU-192. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 out. 2003. Seção 1, p. 57-59.

Waiselfiz JJ. Mortes matadas por arma de fogo no Brasil. Brasília, DF: Unesco; 2005.

Duarte SJH, Sanches S, Pontes ERJC. Caracterização das vítimas de ferimentos por arma de fogo, atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Campo Grande-MS. Saúde Soc. 2009;18(1):95-102.

Peres MFT, coordenadora. Violência por armas de fogo no Brasil: relatório nacional. São Paulo: Universidade de São Paulo; Núcleo de Estudos da Violência; 2004.

Peres MFT, Santos PC. Mortalidade por homicídios no Brasil na década de 90: o papel das armas de fogo. Rev Saúde Pública. 2005;39(1):58-66.

Souza ER. Masculinidade e violência no Brasil: contribuições para a reflexão no campo da saúde. Ciênc Saúde Coletiva. 2005;10(1):59-70.

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

1.
Ciantelli GL, Morais LA de, Moda M, Leonato DD, Rodrigues JM da S. Vítimas de ferimentos por arma de fogo atendidas pelo SAMU – Sorocaba. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 28º de junho de 2013 [citado 19º de abril de 2024];15(2):22-3. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/7853

Edição

Seção

Relato de Caso