Ambientes Virtuais Imersivos

Donizetti Louro

Resumo


Este ensaio propõe, em uma perspectiva transdisciplinar, evidenciar
a construção da imagem por meio da matemática em ambientes
virtuais imersivos. Essas construções, dinâmicas e nãolineares,
na produção virtual localizam: espaço, tempo e representações
imagéticas matemáticas de fronteira, nas quais a negociação
e tradução das diferenças, resultantes dos confrontos entre estas,
estabelecem um diálogo híbrido, cultural e científico. Para o presente
artigo será utilizado o trabalho de Tania Fraga, Arquiteturas
Mutáveis, exposto na Fundação Itaú Cultural da Cidade de São
Paulo no ano de 2007. Nesta perspectiva, procurou-se fazer uma
digressão matemática no processo criativo desta arte computacional
interativa.
Palavras-chave: matemática comportamental, computação afetiva,
virtual, computação estética, imersivo, metaverso.

Abstract
This essay proposes, in a transdisciplinary perspective, highlight
the construction of the image through mathematics in immersive
virtual environments. These structures, dynamic and nonlinear,
are located on digital production: space, time and imagetical
mathematics representations of the border, where the negotiation
and differences translation, resulted from the clashes between
them, establishing a dialogue hybrid, cultural and scientific. For
the present essay will be investigated the work of Tânia Fraga:
Mutable Architecture, displayed in the Itaú Cultural Foundation
of the City of Sao Paulo in 2007. In this perspective, I made a
mathematical digression in the creative process of this interactive
computer art.
Keywords: behavioral mathematics, affective computing, aesthetic
computing, virtual, immersive, metaverse

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