Uma agenda de pesquisa: o pós-graduação lato sensu tem efeito sobre a carreira do profissional de Recursos Humanos?

Autores

  • Luciana Campos Lima
  • Wilson Aparecido Costa Amorim
  • André Luis Fischer

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v2i3.13758

Palavras-chave:

Pós-graduação, lato, sensu, Recursos Humanos, Carreira

Resumo

Este ensaio objetiva estudar os impactos dos cursos de pós-graduação lato sensu em administração nas carreiras dos profissionais de recursos humanos. A análise documental incluiu a legislação, as produções acadêmicas e também pesquisas nas quais foram encontradas tanto avaliações favoráveis quanto críticas em relação a essa modalidade educacional. Esta análise permitiu conjecturas sobre o aprimoramento de competências e a trajetória de carreira desse grupo de profissionais. Os estudos detectaram que há um complexo de variáveis na definição dos impactos das formações pós-graduadas nas carreiras de seus participantes. Quanto ao contexto dos profissionais de recursos humanos, percebeu-se como principais aspectos entre a formação e a carreira, a mudança do papel da área, o ideal de perfil dos profissionais, a constituição dos vínculos profissionais, e a transformação dos cargos/carreiras. Constatou-se ainda que os profissionais de recursos humanos lidam com forças diversas como as pressões organizacionais, do mercado de trabalho e das instituições de ensino no momento de escolher seu curso. Nota-se que as produções acadêmicas oriundas dos cursos stricto sensu mostram-se frequentemente críticas sobre a modalidade educacional do lato sensu, mas parecem não migrar para a realidade destes cursos para efetivamente compreendê-la. Em suas considerações finais, o ensaio apresenta diversos questionamentos e por meio deles propõem uma agenda de pesquisa aos pesquisadores sobre carreiras que subsidie a melhoria dos cursos em questão e assim beneficie os profissionais de recursos humanos.

Biografia do Autor

Luciana Campos Lima

Doutoranda em Administração pela FEA/USP. Mestre em Administração pela EBAPE/FGV. Psicóloga formada pela Universidade Mackenzie, é Professora da Pós Graduação da FIA e do Senac, consultora na área de Recursos Humanos e Estratégia Organizacional. Experiência profissional desenvolvida em cargos de gestão em empresas nacionais e multinacionais.

Wilson Aparecido Costa Amorim

Doutor em Administração pela FEA-USP. É professor do Programa de Pós Graduação em Administração da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Também realiza pesquisas junto ao Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP) da Fundação Instituto de Administração - FIA. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração (Recursos Humanos), com ênfase em Sindicatos, Relações de Trabalho e Emprego. wilsonamorim@bighost.com.br

André Luis Fischer

Doutor em administração pela FEA-USP, coordenador do MBA de Recursos Humanos da FIA, além de ser professor e coordenador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem da FEA-USP. Desenvolve e aplica metodologias de pesquisa nas áreas de clima, cultura e aprendizagem organizacional. Coordena a pesquisa As melhores empresas para você trabalhar.

Downloads

Edição

Seção

Artigos