Trajetória de carreira: a pessoa e a carreira em uma visão contextualista.

Autores

  • Marcos Aurélio de Araujo Ferreira
  • Joel Souza Dutra

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v3i1.15437

Palavras-chave:

carreira, contexto, complexidade

Resumo

Observa-se a recorrente discussão sobre carreira na perspectiva do indivíduo ouda organização à luz do plano de carreira institucional. Contudo, particularmente nastrês últimas décadas, as recorrentes e cada vez mais freqüentes mudanças têm criadoreais rupturas sócio-políticas, econômicas e, talvez mais intensa, tecnológica. Adicionesea este fato as fusões, aquisições e outros tipos de combinações de empresase temos empiricamente evidências suficientes para revisitar o olhar da carreiraconsiderando a pessoa e a organização, sujeitos a um contexto em transformação.Cabe, portanto, analisar o que representa e como é representado o contexto, uma vezque os profissionais tanto são sujeitos como estão sujeitos ao contexto, assim comoas empresas na condição de organizações sociais, compostas por aqueles mesmoprofissionais, dentre outros interlocutores. Assim sendo, a proposta desta pesquisafoi de analisar em profundidade a interrelação da visão de carreira de uma executivaorganizacional que acelera sua trajetória de carreira como consequência de mudançassignificativas no modelo de negócios na organização em que atua. De analista semmuitas perspectivas passa a ocupar em prazos muito curtos posições superiores –coordenadora, gerente de projeto e gerente executiva, indicada como potencial para afunção de superintendência. Surpreende-se com o fato de que o tempo de ocupaçãode uma posição operacional é o tempo equivalente em que ascendeu à posição táticoestratégica.Percebe-se pela narrativa e o “enredo” de Isabel (pseudônimo) que talaceleração pode ser viabilizada pela história construída também fora da organização,que lhe permitiu dar conta de novos níveis de complexidade em tempo reduzido,principalmente quando comparado com seus colegas – pares, equipe e superiores.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio de Araujo Ferreira

Doutorando e Mestre pela FEA USP; Executive MBA pela Business School São Paulo e Universidade deToronto; Pós-Graduação e Graduação em Administração de Empresas pela Unisinos-RGS. Linha dePesquisa: Carreira, Processo Sucessório e Práticas de Orientação – Coaching Executivo, Mentoring,Tutoria e Career Counseling, Sócio-Instituidor da Formare Associados (2006 e atual), ExecutivoInstituições Financeiras multinacionais (1984 a 2005).

Joel Souza Dutra

Professor na Universidade de São Paulo (FEA-USP), onde é responsável pelo grupo de estudosem gestão de carreiras. É também um dos coordenadores do Programa de Estudos em Gestão dePessoas (PROGEP) da Faculdade FIA de Administração e Negócios, onde, entre outras funções, éresponsável pelo método e pela coordenação geral da pesquisa As Melhores Empresas para VocêTrabalhar no Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos