Carreira no setor produtivo pelo contingente feminino. Impactos nos modelos da saúde do trabalhador.

Autores

  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz
  • Sonia Monken
  • Marcela Narjara Louzada Santos

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v3i3.17675

Palavras-chave:

Carreira, mulher, saúde, trabalhador

Resumo

O objetivo o artigo foi apresentar o impacto da inserção do trabalho da mulher em linhasde produção como carreira, sobre o foco do ciclo de vida das mulheres em uma empresa deeletroeletrônicos do Vale do Paraíba no contingente de dias não trabalhados na produção.Trata-se de um estudo observacional e quantitativo, no período de janeiro a junho de 2010onde foram avaliados os afastamentos com tempo maior do que 15 dias, classificados porpatologia. Os dados foram coletados na enfermaria da empresa, que autorizou a realizaçãodeste trabalho. Os resultados mostram que os afastamentos relacionados às doençasosteomusculares foram os mais incidentes. Constata-se o aumento do número de mulheresafastadas, também em função do aumento da quantidade de mulheres que trabalham na linhade produção. Retirar as seguintes palavras desta frase: aumentar em relação aos homens. Deacordo com os dados apresentados, foi possível inferir um novo modelo de gestão de pessoase diversificação da carreira através de programas de saude do trabalhador sob a ótica daprevenção , reduzindo o número de afastamentos e, consequentemente, reduzindo osprejuízos da empresa e melhorar a condição de saúde de seus colaboradores, principalmenteas mulheres em carreira produtiva.

Biografia do Autor

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz

Doutor em Ciências Básicas - Nefrologia | Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.Professor Permanente - Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de SaúdePMPA-GSS - UNINOVE.

Sonia Monken

Doutora em Saúde Coletiva pela FSP/USP, Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional -Gestão em Sistemas de Saúde - PPGA-GSS - UNINOVE . Coordenadora da APOIE e Consultora em Gestão deSaúde.

Marcela Narjara Louzada Santos

Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (UNITAU) SP. Pós-graduanda em Saúde Coletiva comênfase em Saúde da Família, pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos