QUESTÃO DE GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

Autores

  • André Luís Janzkovski Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso Curso de Administração Campus Universitário de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v4i1.19407

Palavras-chave:

Atributos de Competência, Competências Gerenciais, Análise Quantitativa

Resumo

O objetivo do estudo é verificar a existência de relações entre variáveis demográficas e a percepção quanto ao constructo competências gerenciais. O estudo é de natureza quantitativa, com coleta de dados por meio de questionário construído a partir da revisão do referencial teórico. Foram enviados 227 questionários a alunos e ex-alunos de pós-graduação stricto sensu em administração de uma universidade particular do Estado do Paraná e foram recebidas 130 respostas válidas. Os resultados indicaram haver diferenças estatisticamente significativas entre as percepções de homens e mulheres para a maioria das competências. Outras variáveis demográficas, como idade, escolaridade e experiências funcionais e gerenciais, não se mostraram estatisticamente significativas. A contribuição desta investigação está na confirmação de que homens e mulheres percebem os atributos de competências de maneiras diferentes e nos questionamentos que esta observação implica. Ao revelar que entre as variáveis demográficas pesquisadas é o gênero que mais se correlaciona com a percepção sobre o constructo competências gerencial, abre-se um caminho para debates sobre questões de gênero nas organizações, inclusive quanto aos modelos de competência que têm sido adotados pelas consultorias e organizações estar ou não enviesados em sua constituição e uso. Tal discussão pode ser um início de debates que reconheçam a importância das diferenças entre gêneros e que permitam a compreensão e a articulação dos diferentes significados no processo de sense-making entre homens e mulheres.

Biografia do Autor

André Luís Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso Curso de Administração Campus Universitário de Rondonópolis

Profissional com ampla experiência no mercado atuando em diversas áreas e posições executivas em empresas multinacionais com Intensiva atuação internacional em países europeus, latino-americanos e Estados Unidos.

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Linha de pesquisa em Estratégia na Gestão Pública.

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Pós-Graduado em Administração pela Unicamp - Fundação Getúlio Vargas (FGVSP).

MBA Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGVSP).

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica-Eletrônica pelo CEFET-PR.

Certificado Project Manager Professional pelo Project Management Institute - USA.

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