UMA ABORDAGEM COMPARATIVA DOS PLANOS DE CARREIRAS E CARGOS DO MAGISTÉRIO SUPERIOR FEDERAL

Autores

  • Carlos Francisco Simões Gomes Universidade Federal Fluminense
  • MARCIA RODRIGUES ALVES Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v5i2.24519

Palavras-chave:

Plano de carreira, gestão de pessoas, magistério superior

Resumo

A educação pública superior busca a eficiência, especialmente no âmbito da remuneraçãoe motivação docente. Para comparar o antes e o depois do plano de carreiras das instituiçõesfederais de ensino, este texto propõe, mediante revisão bibliográfica e documental, e análisecomparativa, verificar os efeitos desta alteração para a gestão de pessoas dessas instituições.Assim, dentre os resultados, observou-se o aumento na participação da titulação de 55,35%da remuneração, e aumento de 1.339% em seus valores, quando comparados aos valores doplano anterior. Conclui-se que o maior benefício do novo plano foi a valorização da titulaçãoacadêmica na formação docente.

Biografia do Autor

Carlos Francisco Simões Gomes, Universidade Federal Fluminense

Pos-Doc em Matemática peolo IMPA, D.Sc e M.Sc Eng. de Produção (UFRJ e UFF respectivamente), Professor Adjunto 3Universidade Federal Fluminense

MARCIA RODRIGUES ALVES, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Nutrição, MBA em Gestão de Recursos Humanos pelo IFRJ, e Mestrado Profissional em Sistemas deGestão pela UFF. Funcionária Pública Federal do MEC, tendo ocupado função nos Recursos Humanos por 10 anos

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