Como as âncoras de carreira de Edgar Schein influenciaram na escolha da carreira feita por alunos de uma universidade do interior de São Paulo

Autores

  • Thompson Augusto Reis Universidade Metodista de Piracicaba http://orcid.org/0000-0002-7853-9685
  • Sandra Toledo Leite
  • Graziela Oeste Graziano UNIMEP
  • Yeda Cirera Osvaldo UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v7i1.32651

Palavras-chave:

Âncoras de Carreira, Gestão de Pessoas, Discentes, Gerações

Resumo

Este estudo tem como objetivo mostrar as âncoras de carreiras mais presentes dentro de cada geração. As amostras de pesquisas foram coletadas entre estudantes de uma universidade do interior de São Paulo e compreendem as gerações X, Y e Z. O grupo pesquisado foi de 233 alunos do quinto e sétimo semestre do curso de Administração e houve um retorno de 100% dos questionários enviados. A aplicação da pesquisa se deu entre os meses de abril e junho, os pesquisados foram encaminhados ao laboratório de informática da instituição de ensino onde foram preenchidos os questionários e suas respostas foram encaminhadas por e-mail. A pesquisa também aponta o gênero sexual dos entrevistados e é do tipo descritiva-analítica, foi utilizado um questionário fechado contendo quarenta perguntas. É importante analisar as âncoras mais presentes em cada geração e se há diferenças entre os gêneros sexuais, pois isto pode contribuir para um melhor entendimento do desenvolvimento das carreiras e também pode ajudar na diminuição de conflitos entre líderes e colaboradores, uma vez que o entendimento das âncoras em confronto com as características de cada geração leva a melhores maneiras de interação entre líderes e colaboradores.

Biografia do Autor

Thompson Augusto Reis, Universidade Metodista de Piracicaba

Docente do Curso de Administração do UNASP-HT

Alunos do programa de Mestrado da UNIMEP;

Linha de Pesquisa - Gestão de Pessoas

Graziela Oeste Graziano, UNIMEP

Docente do Programa de Pós Graduação em Admininstração - UNIMEP

Yeda Cirera Osvaldo, UNIMEP

Docente do programa de Pós Graduação em Administração - UNIMEP

Downloads

Publicado

2017-04-24

Edição

Seção

Artigos