O SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA: DESTAQUE NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS

Autores

  • Claudiane Reis da Paixão Universidade Nove de Julho (UNINOVE).
  • Amelia Silveira

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v7i1.32654

Palavras-chave:

Sistema de administração da carreira profissional. Carreira profissional. Gestão estratégica de pessoas.

Resumo

A interação entre organizações e indivíduos pela concepção da carreira profissional apresenta duas perspectivas: a do indivíduo e seus atributos e a da organização e gestão da carreira.   Nesta pesquisa analisou-se o sistema de administração da carreira profissional que concilia essas perspectivas. A pesquisa foi exploratória, qualitativa, com estudo de caso único. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e checklists junto aos gestores, pesquisas em documentos e observação não participante. A análise construtivista social evidenciou que a organização com destaque no gerenciamento de pessoas proporciona propósitos de carreira profissional, com ganhos mútuos para indivíduos e organizações.

Biografia do Autor

Claudiane Reis da Paixão, Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Doutora em Administração, 2015 (UNINOVE) - Gestão Estratégica de Pessoas e Carreira Profissional. Mestre em Psicologia Social (UNIMARCO), 2006 - Identidade Profissional dos Docentes Universitários; Pós Graduada em Psicologia Organizacional ? CRP, (2001) e Pós Graduada em Formação de Professores do Ensino Superior (UNINOVE), 2003. Pesquisadora, Docente e Consultora da área de Gestão de Pessoas. Está desenvolvendo, na Universidade UNINOVE, onde leciona desde 2001, em parceria com os colegas da área, o Projeto de Aconselhamento da Carreira Profissional e aplicando-o em sala de aula, na disciplina de Gestão de Pessoas. Principais temas de pesquisa: Gestão Estratégica de Pessoas e Carreira Profissional. Ensino Superior, Carreira Profissional e Mercado de Trabalho. Atua como Membro do Grupo de Pesquisas, vinculado ao CNPQ: Gestão de Pessoas. Membro colaboradora como Parecerista da Diretoria de Pesquisa. Tem apresentado trabalhos em Congressos, e Eventos Científicos. Leciona nos cursos de Graduação - Bacharelados e Tecnólogos, Pós Graduação - presenciais e, na modalidade E.A.D.

Amelia Silveira

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGA/ UFSC).  Pós-Doutor em Ciências de La Información pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Pós-Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP.  Professor Titular da UFSC atuou no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), até 1998, quando se aposentou. Na Universidade Regional de Blumenau (FURB), de 1999 a 2012, desempenhou funções no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) e no Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração. Na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), de 2011 a fevereiro de 2016, foi professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), no nível de Doutorado, e no Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE). Desde março de 2016 integra o Curso de Doutorado em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), atuando na Área de Concentração em Sustentabilidade, Empreendedorismo, e Territorialidade, na  Linha de Pesquisa em Gestão Organizacional e Empreendedorismo. Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade em Organizações.

Downloads

Publicado

2017-04-24

Edição

Seção

Artigos