PROPOSTAS DOS TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Adriana Manzolillo Sanseverino Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) / Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Carlos Francisco Simões Gomes Departamento de Engenharia de Produção / Universidade Federal Fluminense (UFF).

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v7i1.32656

Palavras-chave:

gestão de pessoas, Universidade, Técnico em Assuntos Educacionais

Resumo

Este artigo tem como objetivos analisar a documentação do cargo Técnico em Assuntos Educacionais, conhecer as atividades desempenhadas pelos servidores de uma universidade e suas propostas. O referencial teórico inclui pesquisas sobre gestão de pessoas, a universidade e os especialistas em educação, e análise documental sobre o cargo. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e, como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário. Os resultados comprovaram a presença de atividades administrativas, não compatíveis com o cargo, entretanto, as atividades pedagógicas desempenhadas e as propostas indicaram as possibilidades de atuação. As contribuições desta pesquisa devem orientar gestores e profissionais.

Biografia do Autor

Adriana Manzolillo Sanseverino, Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) / Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Carlos Francisco Simões Gomes, Departamento de Engenharia de Produção / Universidade Federal Fluminense (UFF).

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2017-04-24

Edição

Seção

Artigos