ÂNCORAS DE CARREIRA: POR ONDE CAMINHAM AS GERAÇÕES?

Autores

  • Fabio Santarossa Dante Formado em Tecnologia de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de Piracicaba
  • Rafael Fabiano Arroyo Graduado em Administração pela PUC Campinas e Pós-Graduado em Gestão de Pessoas pela FGV São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v7i2.32748

Palavras-chave:

Âncoras de carreira, geração y, geração x, geração baby-boomer

Resumo

Frente aos desafios em gestão de pessoas na década presente, os conflitos geracionais alimentam uma discussão sobre quais fatores definem as carreiras e motivam os profissionais. O objetivo deste artigo é apresentar um estudo que identifique tendências de cada geração presente no mercado de trabalho a partir das âncoras de carreira. Ao final do estudo, tais tendências identificadas poderão ser trabalhadas como insumos informacionais a empregadores, organizações e profissionais quanto ao entendimento de expectativas de tais profissionais e âncoras que os direcionam em suas carreiras. Como método de estudo de coleta e análise dos resultados, utilizou-se um questionário desenvolvido por Shein (1996), aplicado a 105 pessoas. Os dados coletados foram analisados em formaquantitativa.Os resultados apresentam que as três gerações estudadas possuem as mesmas primeiras âncoras de carreira (Estilo de Vida), apenas diferenciando-se na segunda e na terceira âncoras, com oportunidades de aprofundamento quanto às tendências atuais.

Biografia do Autor

Fabio Santarossa Dante, Formado em Tecnologia de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de Piracicaba

Nascido em Tiete interior do estado de São Paulo em 1991, ocupa o cargo de gestor de recursos humanos na empresa Multiwash Jeans Lavanderia  em Cerquilho-Sp.

Rafael Fabiano Arroyo, Graduado em Administração pela PUC Campinas e Pós-Graduado em Gestão de Pessoas pela FGV São Paulo

Nascido em Santos litoral do estado de São Paulo em 1982, ocupa o cargo de gerente de recursos humanos e marketing na empresa Crown Brasil em Jundia-Sp.

Downloads

Edição

Seção

Artigos