PLANEJAMENTO DE CARREIRA DE FORMANDOS E RECÉM-FORMADOS DO ENSINO SUPERIOR

Bruna Benini dos Reis, Liciane Diehl

Resumo


O presente estudo teve o objetivo de analisar como os estudantes de ensino superior e recém-formados planejam as suas carreiras profissionais. Assim, foram realizadas oito entrevistas com esse público-alvo, caracterizando o estudo como qualitativo. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, que abordaram quatro categorias: Formação acadêmica e inserção no mercado de trabalho; Planejamento de carreira; Responsabilidade pela carreira; Percepções do atual mercado de trabalho. Os resultados mostram que o mercado de trabalho exige qualificação e competências, o que coloca o planejamento de carreira como um recurso fundamental para que os jovens enfrentem um contexto extrema competitividade.

Palavras-chave


Planejamento de carreira. Ensino superior. Mercado de trabalho.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v7i2.32752

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.