APOSENTADORIA: como professores vivenciam este momento?

Autores

  • Cristiane Nervis Conrado Machado UNOESC Campus Chapecó
  • Michele Gaboardi Lucas UNOESC Campus Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v7i2.32753

Palavras-chave:

Aposentadoria, Trabalho, Professores.

Resumo

O presente artigo buscou compreender as implicações que a aposentadoria causa na vida de professores, levando em conta o significado que a aposentadoria representa à estes, considerando os pontos de maior mudança após a aposentadoria, bem como os aspectos positivos e negativos causados pela aposentadoria na percepção dos sujeitos da pesquisa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa caracterizada como exploratória e descritiva com professores aposentados por mais de dois anos, com idade entre 58 e 66 anos, através de entrevistas individuais, com roteiros semiestruturados. A análise dos dados foi por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Entre os principais resultados, destaca-se o significado de “liberdade” que a aposentadoria representa, a rotina como maior mudança e flexibilidade de horários dentre os pontos positivos e a falta dos alunos como aspecto negativo, contudo, pode-se perceber que a aposentadoria possibilitou e contribuiu para que os professores pudessem desfrutar de momentos de lazer, dedicando cuidado à família e realizando seus anseios e vontades.

Biografia do Autor

Cristiane Nervis Conrado Machado, UNOESC Campus Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC, Campus Chapecó

 

Michele Gaboardi Lucas, UNOESC Campus Chapecó

Mestre Administração, Pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Professora no Curso de Psicologia UNOESC Chapecó e Xanxerê.

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