Análise do grau de motivação comparando os fatores expostos por Herzberg: estudo de caso em uma empresa de formação de condutores

Diogo Siqueira Luiz, Flávia de Aguiar Bertoni, Giovanni Bohm Machado

Resumo


Para compreender a motivação de cada trabalhador, Frederick Herzberg foi um dos primeiros pesquisadores a estudar as causas que influenciavam as pessoas a estarem ou não realizadas com seu trabalho. O presente artigo relata as teorias ligadas à motivação no trabalho, com o objetivo de verificar o grau de motivação dos funcionários da empresa CFC Alvorada em seu ambiente de trabalho. Esta pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso único, exploratório e descritivo, onde foram divididas em duas técnicas de coleta de dados, sendo uma através de entrevista semi-estruturada e outra com um questionário de perguntas fechadas, onde foi possível constatar o nível de motivação dos pesquisado. Como resultado da pesquisa foi possível constatar que os motivos que deixam alguns colaboradores desmotivados é a insuficiência de uma comunicação clara e transparente que seja realizada de forma individual.

 


Palavras-chave


Motivação. Fatores de Herzberg. Comunicação.

Texto completo:

PDF XML


DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v9i1.37224

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.