Transição de carreira: mudança profissional a partir dos 40 anos

Autores

  • Mafalda Maria de Medeiros Anderson FMU
  • Regina Matheus Tonato FMU
  • Lucia Maria Tavares FMU

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v9i1.40597

Palavras-chave:

Transição de carreira. Segunda carreira. Inclinação profissional.

Resumo

O cenário mundial, as novas perspectivas no mercado de trabalho, são fatores que favorecem os profissionais a trilharem novos caminhos. O sujeito que deseja reinventar-se para além do que é conhecido, tem uma nova chance de aproximar suas inclinações, perfil e interesses, à uma segunda carreira. Para esse estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa, numa amostra de oito entrevistados, acima de quarenta anos, e que optaram pela segunda carreira. O artigo apontou a importância do processo de transição de carreira e sua relação com escolhas assertivas, motivada pelas inclinações profissionais e conduzidas por meio de autonomia, autodireção e habilidade para aprender.

Biografia do Autor

Mafalda Maria de Medeiros Anderson, FMU

Graduada em Psicologia, Mestranda em Administração pela FMU. Trilhou uma carreira na área de Recursos Humanos, tendo gerido grandes organizações. Atualmente professora universitária.

Regina Matheus Tonato, FMU

Regina Matheus Tonato

Graduada em Psicologia pela FMU, Pós Graduada em Gerenciamento Estratégico de Pessoas pela FMU , Pos Graduação em Modelos de Gestão de Pessoas - Fia, Mestranda em Administração de Empresas pela FMU.

Há 25 anos atua na área de Recursos Humanos de uma grande empresa do segmento financeiro e há 10 atua como professora universitária, ministrando disciplinas relacionadas a psicologia e a RH  

 

Downloads

Publicado

2019-01-02

Edição

Seção

Artigos