Saturado, maturado ou em ascensão? Por qual caminho permeiam as bibliometrias da área de Gestão de Pessoas?

Autores

  • Karla Veloso Coura Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) - Profissional; Universidade de Brasília (UnB) - Acadêmico.
  • Gilmara Aparecida de Freitas Dias Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) - Profissional; Universidade de Brasília (UnB) - Acadêmico.
  • André Luiz Mendes Athayde Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Profissional; Universidade de Brasília (UnB) - Acadêmico.
  • Gisela Demo Universidade de Brasília (UnB)
  • Ana Carolina Rezende Costa Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v10i1.42217

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Revisão Sistemática, Produção Nacional, Estudo de Bibliometrias.

Resumo

O presente trabalho pretendeu analisar as bibliometrias da área de gestão de pessoas, identificando elementos como demografia, temáticas, relações sociais e metodologia, verificar os resultados dos artigos considerados pelas respectivas bibliometrias, bem como oferecer uma agenda de pesquisa para investigações futuras. O estudo se baseou na aplicação do método bibliométrico a bibliometrias publicadas pelas revistas nacionais com estrato Qualis/CAPES superior ou igual a B2 da área de administração. Constitui-se, portanto, um estudo original no sentido de ter realizado uma bibliometria de bibliometrias. Os resultados apontaram uma maior concentração das temáticas ‘Qualidade de Vida no Trabalho’, ‘Gestão de Pessoas’, ‘Gestão de Recursos Humanos’ e ‘Políticas de Gestão de Pessoas’. Outrossim, por meio da verificação da sociometria das palavras-chave dos artigos, revelou-se uma aproximação das nomenclaturas de ‘Gestão de Pessoas’ e ‘Recursos Humanos’.

Biografia do Autor

Karla Veloso Coura, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) - Profissional; Universidade de Brasília (UnB) - Acadêmico.

Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília - UnB, Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes (2010), Especialização em Matemática (2005), Especialização em Administração Financeira pela UNA (2003), MBA Profissional com área de concentração em Marketing pela UNA (2003), Graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (2005), Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (2002), Técnica em Processamento de Dados pela Fundação Educacional Montes Claros (1997). Professora Efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES no Departamento de Ciências da Administração. Atua nos projetos: Empresa Júnior (EJUMINAS) e Liderança e virtudes incentivam a cidadania nas organizações? O papel mediador das práticas de gestão de pessoas (CNPq).

Gilmara Aparecida de Freitas Dias, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) - Profissional; Universidade de Brasília (UnB) - Acadêmico.

Doutoranda em Administração pela UnB. Mestre em Administração pela FEAD Minas. Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA. Bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá e Tecnóloga em Informática pela UEMG. Atua como Docente das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros e da Universidade Estadual de Montes Claros, e como Analista de Sistemas da Prefeitura Municipal de Montes Claros.

 

André Luiz Mendes Athayde, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Profissional; Universidade de Brasília (UnB) - Acadêmico.

Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) com Estágio Doutoral na John H. Sykes College of Business - University of Tampa (UT), Estados Unidos (Bolsista Capes - PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior); Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - 2016; Graduado em Administração pelo Instituto Educacional Santo Agostinho (FASA) - 2013; Graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - 2017; Formado em Inglês pela Middle Tennessee State University (MTSU) em Nashville-TN, Estados Unidos - 2010. Possui experiência internacional na área de Supply Chain-Logística-Exportação com treinamentos recebidos na Novo Nordisk A/S (NNAS) em Copenhagen, Dinamarca - 2012. Atuou como Coordenador de Transportes e Exportação (2010-2014) em indústria multinacional; Atuou como Coordenador de Planejamento e Infraestrutura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2015-2017). Atualmente, é Professor do Magistério Superior (Dedicação Exclusiva) lotado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Campus Montes Claros. Coordenador do Grupo de Estudos em Administração da UFMG (GEA/ICA/UFMG). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração da referida Universidade. Já atuou como Coordenador do Tema Educação Superior e Internacionalização da Divisão EnEPQ/ANPAD - 2018. Já atuou como Avaliador do Tema Planejamento de Ensino dos Seminários em Administração da Universidade de São Paulo (Semead - USP - 2018) e como Avaliador do Tema Organização e Gestão de Serviços Públicos do EnAPG/ANPAD - 2019. Temas de Interesse: Pesquisa Transcultural; Internacionalização; Língua Inglesa; Supply Chain; Logística; Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais; Educação.

Gisela Demo, Universidade de Brasília (UnB)

Gisela Demo possui pós-doutorado em Management & Organizations, pela Anderson School of Management, University of California, Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, com bolsa do CNPq, é doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, pela Universidade de Brasília-UnB, mestre em Engenharia de Produção e Engenheira Eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Professora associada e pesquisadora do Departamento de Administração (ADM) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UnB. Bolsista do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Clientes (GP2C) (gpegpc.blogspot.com). Membro/avaliadora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), nas divisões de Gestão de Pessoas e Marketing, e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), no grupo de trabalho Cultura Organizacional e Saúde no Trabalho. Atua como editora associada convidada da BAR (Brazilian Administration Review, Qualis A2), editora associada de seção na área de Recursos e Desenvolvimento Empresarial da RAM (Revista de Administração Mackenzie, Qualis B1) e parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Foi coordenadora do curso de graduação em Administração da UnB, entre 2005 e 2007 e em 2011 e, atualmente, é presidente da comissão de progressão funcional dos professores da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas da UnB. Suas áreas de atuação, pesquisa e publicação são: políticas e práticas de gestão de pessoas, marketing de relacionamento nos setores público e privado, desenvolvimento e validação de instrumentos de pesquisa.

Ana Carolina Rezende Costa, Universidade de Brasília (UnB)

Ana Carolina Costa é doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Gestão de Pessoas & Clientes (gpegpc.blogspot.com), mestre em Administração pela UnB (2016) e servidora pública da Fundação Universidade de Brasília (FUB).

Publicado

2020-01-02

Edição

Seção

Artigos