Qualificação profissional na administração pública: uma análise da percepção dos técnicos administrativos do CFP/UFCG

Autores

  • Maria do Carmo Rodrigues Freitas Mestrado Profissional em Administração Pública -PROFIAP. Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
  • Marcleide Maria Pederneiras Universidade Federal da Paraíba - Campus I, Centro de Comunicação Turismo e Artes - CCTA.

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v10i1.42304

Palavras-chave:

Palavras-Chave, Capacitação. Servidores Públicos. Plano de Carreira

Resumo

A pesquisa teve como objetivo principal identificar como os servidores do CFP/UFCG percebe a qualificação com o foco no desenvolvimento de conhecimentos e experiências para atuar em suas funções na busca de uma maior eficiência no serviço prestado dentro do campus de Cajazeiras. A pesquisa realizou-se nas Unidades Administrativas - CFP/UFCG, Campus de Cajazeiras, Campus de Cajazeiras. Para coleta de dados utilizou-se questionário estruturado, Os dados foram agrupados, tabulados e analisados através da estatística descritiva com o auxílio do programa Microsoft® Excel. Como resultados: Os servidores técnico-administrativos do Campus de Cajazeiras-Paraíba, defendem a necessidade constante de atualização para o trabalho, frente às exigências tão dinâmicas hoje em termos de demandas profissionais. Por isso, a qualificação aparece para todos como uma necessidade, mas também como um direito, como o indispensável elemento provedor de qualidade no trabalho, na medida em que busca as respostas para os problemas do dia-a-dia, de forma a apresentar um trabalho mais eficiente e competente.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Rodrigues Freitas, Mestrado Profissional em Administração Pública -PROFIAP. Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Pedagoga, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Mestre em Adminsitração Pública. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Pesquisa orientada por Drª Marcleide Maria Macêdo Pederneiras.

Marcleide Maria Pederneiras, Universidade Federal da Paraíba - Campus I, Centro de Comunicação Turismo e Artes - CCTA.

Pós-Doutoranda na área de Contabilidade na Universidade do Minho-Portugal na Escola de Economia e Gestão-EEG. Doutora em Administração pelo PROPAD/UFPE. Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2003). Graduação em Ciências Contábeis - Unipê Centro Universitário de João Pessoa (1995). Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2020-01-02

Edição

Seção

Artigos