Planejamento profissional: percepção de formandos em final da graduação

Autores

  • Michele Gaboardi Lucas UNOESC Chapecó
  • Viviane Celita Crescela Unoesc Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v10i1.42325

Palavras-chave:

Mercado de Trabalho, Formandos de Graduação, Planejamento de Carreira

Resumo

Uma das dificuldades encontradas pelos sujeitos recém-formados é ingressar no mercado de trabalho, desta forma o planejamento de carreira se torna uma modalidade, cada vez mais importante principalmente no ensino superior, visto que se espera que a transição, universidade-mercado de trabalho ocorra de forma imediata. Esta é uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório, que teve como objetivo geral analisar como os formandos de graduação, planejam seu futuro profissional. Assim, foram aplicados 137 questionários, com perguntas abertas e fechadas, acerca do tema planejamento de carreira. Os resultados demonstraram que há um entendimento sobre o que venha a ser planejamento de carreira e sua importância, porém apenas 41% responderam estar desenvolvendo um planejamento de carreira.

Biografia do Autor

Michele Gaboardi Lucas, UNOESC Chapecó

Mestre em Administração, professora no Curso de Psicologia UNOESC Chapecó.

Viviane Celita Crescela, Unoesc Chapecó

Psicóloga

Publicado

2020-01-02

Edição

Seção

Artigos