Produção científica em gestão de operações com temática voltada para a gestão do conhecimento

Autores

  • Deborah Martins de Sousa Nolasco Universidade Potiguar - UNP
  • Ismael de Mendonça Azevedo Universidade Potiguar - UNP
  • Luciana Gondim de Almeida Guimarães Universidade Potiguar - UNP
  • Laís Karla da Silva Barreto Universidade Potiguar - UNP

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v10i2.44181

Palavras-chave:

Estratégia de operações, Gestão de operações, Recursos estratégicos, Capacidade estratégica, Gestão do conhecimento.

Resumo

A literatura na área de gestão cresce vertiginosamente a cada ano, diversas temáticas são trabalhadas e desenvolvidas para que as organizações mantenham constantes o seu processo evolutivo. Em meio às temáticas que evoluíram e acompanham a gestão desde o surgimento da administração, temos: a estratégia, operações e o conhecimento. Desde seu surgimento, essas temáticas têm sido aplicadas nos quatro cantos das organizações, nas mais variadas empresas, indústrias e setor público. Diante desta importante fonte de informação objetivamos a perspectiva deste trabalho, que foi: esboçar um panorama da produção científica em Gestão de Operações com temática voltada para a Gestão do Conhecimento, tendo como delimitação o período que compreende 2007 a 2016. Para tanto se utilizou da técnica bibliométrica que tem como perspectiva a matemática e estatística descritiva da literatura em uma determinada área. Os resultados mostram 531 trabalhos, elaborados por 1349 pesquisadores que estão espalhados em mais de 98 países. O Reino Unido, Estados Unidos e a China lideram o ranking de produtividade, e quantitativo de pesquisadores, dentre outros resultados. Por fim, a temática Gestão de Operações tem sido trabalhada de maneira constante, porém dentro do viés da Gestão do Conhecimento ainda tem sido pouco explorada, com apenas 16 trabalhos relacionados. De maneira geral estes trabalhos têm apresentado metodologia qualitativa e priorizado o foco no mercado.

Biografia do Autor

Deborah Martins de Sousa Nolasco, Universidade Potiguar - UNP

Formação acadêmica: Bacharel em Administração, formada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB de Vitória da Conquista - BA. MBA em Gestão da Qualidade, pela Universidade Estácio de Sá - UNESA. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Potiguar. Bolsista PROSUP/CAPES - Mestrado Acadêmico em Administração. Professora dos cursos profissionalizantes em Assistente de Produção e Assistente de Logística no SENAI/BA. Áreas de interesse que envolvam: Administração Geral, Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Inteligência Competitiva, Aprendizagem Organizacional, Gestão Estratégica e Gestão do Conhecimento.

Ismael de Mendonça Azevedo, Universidade Potiguar - UNP

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Potiguar desde (2014). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar. Bolsista PROSUP/CAPES/UnP - Mestrado Acadêmico em Administração (2017/2018). Especializando em Marketing e Comportamento do Consumidor pela Universidade de Araraquara (2018 atual). Professor dos cursos de graduação em Administração, CST em Marketing e CST em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Potiguar. Professor eventual no Instituto AVANZA, onde ministrou a disciplina Gestão Empresarial e na Faculdade Católica Santa Terezinha, onde ministrou a disciplina Gestão Estratégica de Pessoas no curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas. Tem experiência e interesse pelas seguintes áreas de pesquisa e atuação: Administração Geral, Clima Organizacional, Cultura Organizacional, Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Gestão do Conhecimento, Gestão Estratégica, Gestão de Marketing, Gestão de Pessoas e Aprendizagem Organizacional. Além de interesse de pesquisas com utilização de métodos bibliométricos.

Luciana Gondim de Almeida Guimarães, Universidade Potiguar - UNP

Realizou Pós-Doutorado no Centre interuniversitaire de recherche sur les réseaux dentreprise, la logistique et le transport (CIRRELT) na Université Laval em Quebec - Canadá, sob a supervisão do Prof. Ph.D. Leandro Callegari Coelho. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará e Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Potiguar (PPGA/UNP) e Professora Visitante no Departamento de Management na Université Laval. Editora-chefe na Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (RAUnP).

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar - UNP

Possui Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou Especialização em Práticas Pedagógicas no Ensino Superior/ Universidade Potiguar e é graduada em Jornalismo, Rádio&TV e Letras pela UFRN. Participa dos grupos de pesquisa "Comunicação e Processos de Significação" e "Gestão Estratégica de Negócios: gestão com pessoas", cadastrados no CNPq. Integra o quadro docente do Programa de Pós-graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) / da Universidade Potiguar (conceito 4), coordena o CST em Produção Audiovisual da UnP; também é vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino em Saúde com suporte de pesquisa para o grupo Leão Sampaio/CE, atua na Faculdade Vale do Salgado e ministra treinamentos no IEL/RN. É também editora da Revista Connexio- ISSN 2236-8760. Tem publicações (artigos, livro, capítulos de livros) por editoras nacionais e internacionais. Leciona no ensino superior, exerce atividades administrativas e de pesquisa. Apresenta expertise nas áreas de Comunicação, Gestão, Empreendedorismo e Educação. Integra o Banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASIS - INEP/MEC.

Publicado

2020-05-04

Edição

Seção

Artigos