Revisão teórica para um levantamento sobre as condições do Diálogo Social e Relações de Trabalho nos Setores Eletroeletrônico, Químico e Metal-Mecânico da China

Autores

  • Wilson Aparecido Costa de Amorim Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v1i1.6494

Resumo

A questão do trabalho é um dos elementos importantes para a compreensão da atual posição ocupada pela China no âmbito do comércio e economia internacional. O objetivo deste artigo é indicar elementos conceituais para a realização de um levantamento sobre a questão do trabalho, tendo por referência as condições dentro das quais acontecem o Diálogo Social e as Relações de Trabalho na economia chinesa comparativamente às demais. O senso comum indica associa normalmente a competitividade chinesa à prática de dumping social, e de outro, normalmente se destaca a rigidez do estatuto do trabalho ou do anacronismo das relações de trabalho de países que, como o Brasil, disputam com a China os mercados nacionais e internacionais. O artigo contextualiza a globalização em termos econômicos, delimita o problema de pesquisa e objetivos propostos, realiza uma revisão teórica, propõem um  questionário para pesquisa e indica próximos passos para uma pesquisa.

Biografia do Autor

Wilson Aparecido Costa de Amorim, Universidade de São Paulo

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1984), mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutor em Administração (2007, concentração em Recursos Humanos) na FEA-USP. Atualmente é professor nos cursos de Economia e Administração e MBAs no INSPER - SP. Também é professor em MBAs e coordenador de pesquisa no Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP) da FIA.

Downloads

Publicado

2011-08-11

Edição

Seção

Artigos