A Percepção dos Profissionais de Recursos Humanos sobre a Comunicação Interna em Processos de Combinação de Empresas

João Magalhães Xavier, Alberto Belomi Camacho, Marcos Aurélio Araujo Ferreira

Resumo


As combinações empresariais constituem fenômenos de mudança de larga escala, representando processos amplos e profundos que transformam a cultura e a realidade das organizações envolvidas. O termo combinação, adotado neste trabalho, foi inicialmente utilizado por Rhinow (2006) para descrever de maneira sintética as diversas alternativas de configuração organizacional que podem levar à efetivação das estratégias de crescimento das empresas, tais como fusões, aquisições, alianças ou joint-ventures. Neste contexto de mudança, observa-se que a comunicação interna é reconhecida como uma das ferramentas capazes de facilitar e promover o entendimento, a cooperação e o comprometimento das pessoas com os valores da nova organização, resultante do processo de combinação (Tavares, 2008). Galpin e Herndon (2000) reforçam a integração, pós-combinação, como o momento mais crítico do processo, recomendando que as organizações concentrem seus esforços neste processo de transição. Dessa forma, como objetivo geral, este trabalho buscou analisar a percepção dos profissionais da área de Recursos Humanos quanto à comunicação interna utilizada pela organização nos primeiros seis meses após o anúncio da combinação ao mercado. A pesquisa foi desenvolvida através de um estudo de caso, onde se avaliou a percepção dos profissionais da área de Recursos Humanos quanto à comunicação interna utilizada na combinação de duas instituições financeiras de capital estrangeiro. Com o intuito de triangulação e fundamentação do estudo de caso utilizou-se a aplicação de um survey, composto por perguntas fechadas e um campo final para comentários; análise documental da organização pré e pós combinação; assim como da observação participante de um dos pesquisadores. Dos 250 potenciais respondentes, 236 receberam a mensagem, dos quais 183 responderam ao questionário, tendo sido consideradas apenas as pesquisas completas, compostas por 172 destes, que representam 73% da população considerada.

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DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v1i1.6566

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