A Percepção dos Profissionais de Recursos Humanos sobre a Comunicação Interna em Processos de Combinação de Empresas

Autores

  • João Magalhães Xavier FIA - SP
  • Alberto Belomi Camacho FIA - SP
  • Marcos Aurélio Araujo Ferreira Universidade Anhembi - Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v1i1.6566

Resumo

As combinações empresariais constituem fenômenos de mudança de larga escala, representando processos amplos e profundos que transformam a cultura e a realidade das organizações envolvidas. O termo combinação, adotado neste trabalho, foi inicialmente utilizado por Rhinow (2006) para descrever de maneira sintética as diversas alternativas de configuração organizacional que podem levar à efetivação das estratégias de crescimento das empresas, tais como fusões, aquisições, alianças ou joint-ventures. Neste contexto de mudança, observa-se que a comunicação interna é reconhecida como uma das ferramentas capazes de facilitar e promover o entendimento, a cooperação e o comprometimento das pessoas com os valores da nova organização, resultante do processo de combinação (Tavares, 2008). Galpin e Herndon (2000) reforçam a integração, pós-combinação, como o momento mais crítico do processo, recomendando que as organizações concentrem seus esforços neste processo de transição. Dessa forma, como objetivo geral, este trabalho buscou analisar a percepção dos profissionais da área de Recursos Humanos quanto à comunicação interna utilizada pela organização nos primeiros seis meses após o anúncio da combinação ao mercado. A pesquisa foi desenvolvida através de um estudo de caso, onde se avaliou a percepção dos profissionais da área de Recursos Humanos quanto à comunicação interna utilizada na combinação de duas instituições financeiras de capital estrangeiro. Com o intuito de triangulação e fundamentação do estudo de caso utilizou-se a aplicação de um survey, composto por perguntas fechadas e um campo final para comentários; análise documental da organização pré e pós combinação; assim como da observação participante de um dos pesquisadores. Dos 250 potenciais respondentes, 236 receberam a mensagem, dos quais 183 responderam ao questionário, tendo sido consideradas apenas as pesquisas completas, compostas por 172 destes, que representam 73% da população considerada.

Biografia do Autor

João Magalhães Xavier, FIA - SP

Pós-graduado em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA e bacharel em Administração de Empresas pela FAAP/SP. Profissional do mercado de cartão de crédito há 12 anos, trabalhando nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento e, atualmente, em Governança Operacional.

Alberto Belomi Camacho, FIA - SP

Pós-graduado em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA e Bacharel em Administração de Empresas pela OSEC/SP. Profissional da área de Recursos Humanos há 22 anos, trabalhando nas áreas de Relações Sindicais e Trabalhista, Saúde e Segurança do Trabalho, Serviços Compartilhados de RH, atualmente, em Relações do Trabalho.

Marcos Aurélio Araujo Ferreira, Universidade Anhembi - Morumbi

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Anhembi-Morumbi e Business School São Paulo. Doutorando e Mestre em Administração de Organizações pela FEA USP; Pesquisador e autor sobre temas de gestão de pessoas com enfoque em carreira, orientação e desenvolvimento profissional.

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Publicado

2011-08-11

Edição

Seção

Artigos