PROFESSOR INICIANTE: DESAFIOS E COMPETÊNCIAS DA CARREIRA DOCENTE DE NÍVEL SUPERIOR E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Valéria Christina Parreiras Costa Bouzada FUMEC
  • Zélia Miranda Kilimnik FUMEC
  • Luiz Cláudio Vieira de Oliveira FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v2i1.9336

Resumo

Este trabalho analisou desafios e dificuldades de docentes de nível superior, em início de carreira, para inserção no mercado de trabalho, identificando as competências necessárias. Neste estudo de natureza qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais com profissionais iniciantes (com até seis anos de atuação). A base teórica provém de Huberman (1995), Saviani (1996), Gauthier (1998), Perrenoud (2000), Zarifian (2001), Pachane (2003) e Veiga (2008). São fatores para ingresso na carreira acadêmica: busca de melhor qualidade de vida; complementação orçamentária; histórico familiar; gosto pela transmissão de conhecimentos. Os problemas indicados relacionam-se à falta de prática acadêmica e de estabilidade na profissão. A inserção do docente no mercado acadêmico necessita de network e de contínua atualização. Muitas vezes, a docência não é a primeira escolha profissional, ocorrendo de forma aleatória. Assim, o conjunto da prática docente fica comprometido pela falta de experiência, de preparação acadêmica do docente e de respaldo institucional. Sugere-se aprimoramento das competências técnicas, inerentes à função, e desenvolvimento de competências de natureza comportamental e teórico-metodológica. Consensualmente, apontou-se que a docência proporciona status ao professor universitário.

Biografia do Autor

Valéria Christina Parreiras Costa Bouzada, FUMEC

Graduada em Design Gráfico, Mestre em Administração pela Universidade FUMEC.Atua como docente no projeto do voluntariado do Minas Tênis Clube. Atividades: informática para terceira idade no Recanto da Saudade e Lar das Idosas Clotilde Martins, reforço escolar para crianças e jovens.Interesses de pesquisa: projetos socias, qualidade de vida, carreiras profissionais.

Zélia Miranda Kilimnik, FUMEC

Psicóloga, Mestre e Doutora em Administração pelo CEPEAD/FACE/UFMG. Subcoordenadora e Professora dos Cursos de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC/Minas Gerais.Interesses de pesquisa em significado do trabalho; qualidade de vida e estresse no trabalho; transformações e transições de carreira, gestão e planejamento de carreira, comprometimento com a carreira.

Luiz Cláudio Vieira de Oliveira, FUMEC

Mestre em Literatura Brasileira e Doutor em Literatura Comparada pelo Núcleo de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG. Professor dos Cursos de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC/Minas Gerais.Interesse de pesquisa em Carreira, Transição de Carreiras, Identidade individual e organizacional, Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

2012-04-27

Edição

Seção

Artigos