CARREIRAS: NOVAS OU TRADICIONAIS? UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS BRASILEIROS

Autores

  • Rodrigo Cunha da Silva FEA-USP
  • Carolina Aparecida Freitas Dias FEA-USP
  • Maria Tereza Gomes da Silva FEA-USP
  • Patrícia Viveiros de Castro Krakauer FEA-USP
  • Bernadete de Lourdes Marinho FEA-USP

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v2i1.9337

Resumo

Este artigo procurou identificar quais são as principais características apresentadas por alunos e ex-alunos de pós-graduação em relação às atitudes de carreira e  relacionar o perfil destes indivíduos às atitudes de três modelos de carreira. A metodologia utilizada foi quantitativa e o método de coleta de dados, o survey. Três resultados principais foram detectados. O primeiro é que não foi possível a distinção estatística entre as atitudes de carreira proteana e sem fronteiras. O segundo foi que as atitudes referentes às novas carreiras predominaram na maior parte dos respondentes, embora constatadas diferenças associadas ao gênero e geração do mesmo.

Biografia do Autor

Rodrigo Cunha da Silva, FEA-USP

Doutorando em administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), pesquisador na mesma instituição e da Associação Brasileira de Recursos Humanos. Também é auxiliar docente na Fundação Instituto de Administração (FIA). Estuda temas relacionados à gestão de carreira, gerações, gestão de talentos e estratégia em gestão de pessoas.

Carolina Aparecida Freitas Dias, FEA-USP

Mestranda em administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Atua na área de educação corporativa, desenvolvendo programas de treinamento, bem como mensuração e controle de seus resultados.

Maria Tereza Gomes da Silva, FEA-USP

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná, autora do livro "O Guia dos MBAs" e mestranda em administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Patrícia Viveiros de Castro Krakauer, FEA-USP

Doutoranda e mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), pós-graduada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e professora da HSM Educação.

Bernadete de Lourdes Marinho, FEA-USP

Doutora e professora na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Além disso, é coordenadora de projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Downloads

Publicado

2012-04-27

Edição

Seção

Artigos