A RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRÁTICAS EM ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

Autores

  • Daniele Cristina Gonçalves Brene Pires
  • Wilson Amorim FIA

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v2i1.9339

Resumo

A sociedade da informação e do conhecimento trouxe uma nova realidade e vários desafios para as organizações contemporâneas. A gestão do conhecimento e a gestão por competências apresentam-se como teorias administrativas que tratam dois recursos fundamentais para essas organizações: conhecimento e pessoas. Considerando isso, objetivou-se identificar a existência do ponto de convergência entre esses dois temas, analisando como a gestão do conhecimento contribui para a definição de novas competências organizacionais em escritórios de advocacia, por meio de três estudos de casos. A análise permitiu confirmar a interrelação entre as duas teorias e que a gestão do conhecimento contribui para a geração de novas competências organizacionais em escritórios de advocacia, pois as competências são transformadas com os novos conhecimentos produzidos pela organização. Embora exista essa relação fundamental, considerou-se que os escritórios de advocacia brasileiros precisam amadurecer a profissionalização da administração para que usufruam dos benefícios trazidos pela gestão do conhecimento e gestão por competência.

Biografia do Autor

Daniele Cristina Gonçalves Brene Pires

Especialista em Modelo Estratégico de Gestão de Pessoas e Gerência de Sistemas e Serviços de Informação. Bibliotecária jurídica do escritório Marcos Martins Advogados Associados.

Wilson Amorim, FIA

Mestre em Economia e Doutor em Administração, Professor do Programa de Pós Graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas – PROGEP da Fundação Instituto de Administração – FIA.

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Publicado

2012-04-27

Edição

Seção

Artigos