A América Latina no discurso da crise econômica mundial: Um questionamento sobre o papel dos meios de comunicação como agentes de mudança

Autores

  • Maria Lucia de Paiva Jacobini PUC, São Paulo, SP

Resumo

Face à multiplicidade de informações que buscam retratar as crises econômicas, a hipótese deste trabalho é de que o contexto de crise evidencia um estado de exceção permanente dentro da ordem econômica mundial. Neste estado de exceção, os países em desenvolvimento poderiam ser entendidos como uma extensão da figura do homo sacer proposta por Agamben. Considerando os objetivos de superação da crise e retomada do desenvolvimento socioeconômico brasileiro (e consequente transformação da relação de inclusão e exclusão da ordem mundial), este trabalho pretende apresentar uma discussão teórica sobre os conceitos de homo sacer e soberania e a proposta de alternativa à ciência moderna ocidental e a concretização da vida líquida.  Em seguida será discutida a ideia de que os meios de comunicação funcionam como dispositivos de poder ao invés de representarem uma profanação das verdades estabelecidas

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Lucia de Paiva Jacobini, PUC, São Paulo, SP

MARIA LUCIA DE PAIVA JACOBINI é economista, jornalista, especialista em Jornalismo Científico pelo Labjor/Unicamp, mestre e doutoranda   com bolsa CNPq do curso de Comunicação e Semiótica da PUC/SP.

Downloads

Publicado

2017-02-06

Edição

Seção

Artigos