Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Aurora, revista de arte, mídia e política é um periódico científico digital quadrimestral, mantido e organizado pelo Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) e tem como objetivo a divulgação e difusão da produção acadêmica de pesquisadoras e pesquisadores das Ciências Sociais que se dedicam a estudos e análises teóricas e/ou empíricas sobre arte e mídia na relação com fatos e fenômenos sociopolíticos.

 

1. Política Editorial

1.1 - Aurora, revista de arte, mídia e política é um periódico eletrônico quadrimestral destinado à publicação de artigos inéditos da área das Ciências Sociais dedicados à abordagem teórica e/ou empírica de temas e objetos relacionados, sobretudo, às artes e à mídia na relação com a sociedade e a política. Como periódico acadêmico, aceita, principalmente, a submissão de produção textual resultada de pesquisa científica e, esporadicamente, a depender de chamadas – call for papers – e/ou convites, artigos voltados à reflexões teóricas ou analíticas específicas.

1.2 - O escopo da revista é voltado principalmente à Sociologia e à Ciência Política; há, no entanto, espaço para  interdisciplinaridade dessas áreas com a Antropologia, a História, a Educação; as Artes; a Comunicação e as Letras.

1.3 - Em fluxo contínuo a revista aceita, também, produção textual resultada de resenha de publicação relacionada à sua área de concentração, desde que a mesma aborde livro publicado e/ou traduzido há, no máximo, seis meses da submissão do texto.

1.4 - Eventualmente, a revista publica entrevistas realizadas com personalidades relacionadas à sua área de concentração; as entrevistas, no entanto, não serão em nenhuma hipótese resultadas de submissão externa, mas sim de atividade da equipe editorial ou de equipe convidada pelos editores.

1.5 - A revista não publica traduções, notas de pesquisa, relatos de caso e ensaios bibliográficos.

1.6 - Apenas são aceitos artigos inéditos submetidos exclusivamente ao periódico; isto implica que o texto submetido à revista Aurora não tenha sido publicado anteriormente, bem como ele não tenha sido submetido ou enviado simultaneamente a outro periódico nacional ou internacional.

1.7 - Os artigos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês. Caberá aos Editores e à Comissão Editorial decidir em qual ou quais idiomas o artigo – se aceito – será publicado.

1.8 - O critério de seleção dos textos a serem publicados é o de reconhecido mérito, pelos pares, da qualidade e relevância do item submetido. Assim, a publicação do texto submetido dependerá da aprovação, na primeira rodada, dos Editores da revista que checam os aspectos temáticos (itens 1.1 e 1.2) e os aspectos formais (ver normas de submissão a seguir) da produção. Se indeferido nessa etapa, o autor principal recebe comunicação dos Editores com justificativa.  Se aprovado na primeira rodada o artigo segue para parecer cego (Ver normas de submissão a seguir) – isto é, os avaliadores não têm acesso ao nome do(s) autor(es) e vice-versa - de 2 (dois) avaliadores externos. Aos editores, bem como ao comitê editorial ou aos editores do número (nos casos de números especiais ou dossiês) caberá a decisão final, na terceira e última rodada, sobre a publicação e são a eles reservados os direitos de sugerir aos autores/ autoras modificações e/ou adequações julgadas necessárias, bem como são a eles reservados os direitos de decisão sobre em que volume e número do periódico o texto será publicado.

1.9 - O prazo para realização da primeira rodada é de 60 (sessenta) dias; o da segunda rodada 180 (cento e oitenta) dias e; o da terceira rodada 90 (noventa) dias. Assim, um artigo pode levar até pouco mais de 11 (onze) meses tramitando nas etapas de avaliação.

1.10 - O autor deverá encaminhar apenas 1 (uma) submissão por vez ao periódico. Isto é, não deverá encaminhar submissões simultâneas devendo aguardar a resposta definitiva em relação a um item submetido para somente depois realizar uma nova submissão.

1.11 - A revista Aurora se reserva ao direito de publicar apenas 1 artigo por volume (1 volume é composto por três números quadrimestrais) por autor; assim, o autor que realizar submissão de artigo e for aprovado, deverá aguardar o espaço de três números para realizar uma nova submissão ou ter em mente que esse espaçamento será levado em consideração desde a primeira rodada de avaliação.

1.12 - Nas três rodadas de compõem o processo de avaliação são checados para efeito de eliminação– por meio dos buscadores de internet e outros softwares – a possibilidade de plágio ou autoplágio por parte dos autores. Nos casos em que houver confirmação de ocorrência do tipo, a revista Aurora não publicará o texto, bem como estará o autor irrevogavelmente impedido de realizar novas submissões no periódico.

1.13 - Será assegurada a privacidade do autor, pois quaisquer dados pessoais fornecidos à revista, bem como endereços de e-mails pessoais e etc. serão utilizados apenas durante o processo de avaliação e edição e em nenhuma hipótese serão divulgados pelo periódico.

1.14 – Não incorrem, aos autores, taxas ou encargos para a submissão, avaliação e eventual publicação do texto.

1.15 – Todas as ideias expressas nos artigos publicados são de inteira responsabilidade do autor e não exprimem, portanto, a opinião ou concordância de quaisquer membros constituintes do expediente da revista, sejam eles conselheiros, editores, avaliadores ou integrantes do comitê editorial.

1.16 – Ao submeter um artigo à revista Aurora o autor concorda com a disponibilização pública de seu texto e não poderá requerer nenhum tipo de contrapartida a essa veiculação. Não obstante, os autores com artigos aceitos para publicação permanecem com os direitos do texto.


2 - Condições para submissão

2.1 – Ser original e inédito e não ter sido submetido, bem como não estar sendo avaliado por outro veículo ou periódico nacional ou internacional.

2.2 – Seguir todo o escopo da política editorial (itens 1.1 a 1.16), bem como todos os padrões técnicos e de formatação descritos nas normas de submissão (Item 3).

2.3 – Utilizar-se exclusivamente do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), plataforma utilizada pela revista Aurora, para cadastrar-se e realizar as etapas de submissão por meio do endereço eletrônico https://revistas.pucsp.br/aurora/user/register

2.4 – Seguir todos os procedimentos que assegurem a Avaliação Cega pelos Pares. Isto implica em tomar todos os cuidados para que em nenhuma hipótese seja revelada a identidade dos autores aos avaliadores no decorrer do processo. A revista se encarregará de fazer o mesmo em relação à identidade dos avaliadores. Assim, todos aqueles envolvidos na submissão e no processo remissão de textos para avaliação deverão tomar as seguintes precauções nas propriedades do documento eletrônico a ser submetido e tramitado pelo sistema: Autores do documento devem excluir do texto os seus próprios nomes, substituindo pela palavra ‘Autor’ e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc. caso faça autocitações que possam vir a denunciar a autoria do texto. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

 

 3 - Normas para publicação

 3.1 – Seguir integralmente as diretrizes do link ‘normas para submissão’ disponível no linha superior do sítio do periódico http://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/about/submissions#authorGuidelines

 

Políticas de Seção

Coluna

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

##section.default.policy##

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Poesia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Imagens

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição Completa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Errata

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Conselho Editorial

Aécio da Silva Amaral Jr. (UFPB, Brasil)

Ana Amélia da Silva (PUC/SP, Brasil)

Ariel Jerez Novarra (Universidad Complutense de Madrid, Espanha)

Bruno Carriço dos Reis (Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal) 

Celso Fernando Favaretto (USP, Brasil) 

Claire Blencowe (University of Warwick, Reino Unido)

Fernando Antonio de Azevedo (UFSCAR, Brasil)

Gabriel Cohn (USP, Brasil)

Jean Burgess (Queensland University of Technology, Austrália)

José Luis Dader García (Universidad Complutense de Madrid, Espanha)

Laurindo Lalo Leal (USP, Brasil)

Maria do Socorro Braga (UFSCAR, Brasil)

Maria Izilda Santos de Matos (PUC/SP, Brasil)

Miguel Wady Chaia (PUC/SP, Brasil)

Raquel Meneguelo (UNICAMP, Brasil)

Regina Silveira Silvana Maria Correa Tótora (PUC/SP, Brasil)

Yvone Dias Avelino (PUC/SP, Brasil)

Venício Artur de Lima (UNB, Brasil)

Vera Lucia Michalany Chaia (PUC/SP, Brasil)

Victor Sampedro Blanco (Universidad Rey Juan Carlos, Espanha)