Black lives matter: o uso de dispositivos móveis no registro, denúncia e mobilização contra a violência racial nos Estados Unidos.

Autores

Palavras-chave:

Black lives matter, Violência, Racismo, Dispositivos móveis, Ativismo.

Resumo

Este artigo discute o uso de dispositivos móveis na denúncia de recentes episódios de violência racial nos Estados Unidos. A partir de três vídeos feitos por smartphones que registraram o momento em que negros norte-americanos foram mortos pela polícia no ano de 2016, observa-se o papel dos dispositivos móveis no registro destas mortes, o apelo alcançado pelas imagens diante da midiatização da sociedade atual e a emergência de movimentos de ativismo e resistência negra. Como resultado, observamos que as imagens amadoras analisadas, de alto apelo emocional, carregadas de violência e “realismo”, colaboraram para a difusão do movimento contra a violência racial no país.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Talita Guimarães da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas e faz parte também do grupo de pesquisa e produção em arte. Formada em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolveu pesquisa em Linguística Aplicada com ênfase em letramento(s), gêneros do discurso, multiletramentos, culturas marginais e suas aplicação na escola. Atualmente, está pesquisando o ensino de língua inglesa na esfera acadêmica frente o impacto das novas tecnologias de comunicação e informação (TIC) no processo de internacionalização do ensino superior brasileiro.

Tarcísio Torres Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor pesquisador em regime de dedicação integral da PUC-Campinas. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (mestrado) do Centro de Linguagem e Comunicação. Doutor em Artes Visuais (2013) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez estágio de doutorado no departamento de Estudos Culturais, Goldsmiths College, Universidade de Londres (2011). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2001) e em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1998). É mestre em Artes (2008) pela Unicamp. Como pesquisador, atua no campo da imagem e tem interesse por estética, políticas do corpo, tecnologia e mobilidade. Profissionalmente, tem experiência em departamentos de marketing, agências de publicidade e veículos de comunicação. Foi trainee e executivos de projetos da Folha de S. Paulo. Em educação, atuou com o ensino a distância através da coordenação de tutores, produção de conteúdo e comunicação de conteúdos audiovisuais.

Downloads

Publicado

2018-12-11