A disputa pela presidência e a hipótese do capital emotivo: imagens e discursos em candidaturas de mulheres no Brasil

Autores

  • Joyce Miranda Leão Martins Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Bolsista de pós-doutorado em Ciência Política)

DOI:

https://doi.org/10.23925/v12n35_artigo2

Palavras-chave:

Campanhas eleitorais, Gênero, Campo Político, Capital emotivo.

Resumo

Este artigo analisa as campanhas eleitorais de Heloísa Helena (2006), Dilma Rousseff (2010 e 2014), Marina Silva (2010) e Luciana Genro (2014), dentro do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. Indaga-se: que imagens as candidatas buscaram construir? A hipótese proposta sugere que as imagens mobilizam estereótipos de gênero para subverter seus significados, indicando a sensibilidade e o cuidado como positivos ao espaço público. Partindo da teoria dos campos de Bourdieu (1989), argumenta-se que outro tipo de capital político vem sendo construído quando as mulheres entram no jogo eleitoral, a saber: o capital emotivo. A metodologia utilizada foi a análise de discurso de matriz francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joyce Miranda Leão Martins, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Bolsista de pós-doutorado em Ciência Política)

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Realizou estágio de doutorado na Universidad Complutense de Madrid (UCM). Tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e bacharelado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP), do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais, da PUC-SP e ao Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Midiáticas (NIP-Com). Desenvolve estudos relacionados à construção de imagens públicas da política, horário eleitoral, estratégias discursivas do poder, gênero e teoria política.

Downloads

Publicado

2019-10-14