A disputa pela presidência e a hipótese do capital emotivo: imagens e discursos em candidaturas de mulheres no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23925/v12n35_artigo2Palavras-chave:
Campanhas eleitorais, Gênero, Campo Político, Capital emotivo.Resumo
Este artigo analisa as campanhas eleitorais de Heloísa Helena (2006), Dilma Rousseff (2010 e 2014), Marina Silva (2010) e Luciana Genro (2014), dentro do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. Indaga-se: que imagens as candidatas buscaram construir? A hipótese proposta sugere que as imagens mobilizam estereótipos de gênero para subverter seus significados, indicando a sensibilidade e o cuidado como positivos ao espaço público. Partindo da teoria dos campos de Bourdieu (1989), argumenta-se que outro tipo de capital político vem sendo construído quando as mulheres entram no jogo eleitoral, a saber: o capital emotivo. A metodologia utilizada foi a análise de discurso de matriz francesa.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2019-10-14
Edição
Seção
Artigos