Diálogo no limiar e diatribe: mecanismos de construção da autoconsciência do sujeito

Autores

  • Aurora G R Alvarez Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Lílian Lopondo Universidade de São Paulo/Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Diálogo no limiar, Diálogo socrático, Diatribe, Autoconsciência

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre o diálogo no limiar, um gênero nascido do diálogo socrático, e a diatribe, um gênero retórico interno dialogado, compreendidos ambos os fenômenos, neste estudo, como instrumentos privilegiados para a construção da autoconsciência do protagonista de Uma criatura dócil, novela de Dostoiévski. Tencionamos examinar, na materialidade do texto, o partejar das ideias desenvolvido pelo diálogo no limiar no momento da crise existencial vivida pela personagem-narrador e os expedientes da diatribe que provocam a experimentação filosófico-dialógica que esse sujeito assume ao constituir a sua voz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aurora G R Alvarez, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Profª do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Lílian Lopondo, Universidade de São Paulo/Universidade Presbiteriana Mackenzie

Profª do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Alvarez, A. G. R., & Lopondo, L. (2012). Diálogo no limiar e diatribe: mecanismos de construção da autoconsciência do sujeito. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(2), Port. 5–18 / Eng. 5. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10694

Edição

Seção

Artigos