A ironia como estratégia comunicativa e argumentativa

Autores

  • Ida Lucia Machado Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ironia, Estratégias comunicativas, Narrativa de vida, Análise do discurso

Resumo

Neste artigo, tomando por base dados vindos da teoria polifônica de Bakhtin (1970a, 1970b) e também alguns conceitos que Ducrot (1984) elaborou a partir desta, procuramos mostrar no âmbito de uma teoria de análise do discurso – no caso, a Semiolinguística de Charaudeau (1983, 1992, 2008) - alguns dos procedimentos que levam à construção da ironia, tendo em vista que, para nós, este fenômeno linguageiro aparece como um meio de comunicação suscetível de criar estratégias argumentativas, ainda que estas se apresentem de forma não-convencional. Para ilustrar o que foi dito, tomamos como base de reflexão excertos do livro de memórias ou da narrativa de vida de um artista francês cujo modo de escrever poderia se enquadrar na categoria dos escritos carnavalescos, segundo Bakhtin (1970b).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ida Lucia Machado, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Analise do Discurso nos cursos de PG em Estudos Linguisticos - FALE/UFMG Francês nos cursos de graduaçao da mesma instituiçao.

Publicado

2014-06-27

Como Citar

Machado, I. L. (2014). A ironia como estratégia comunicativa e argumentativa. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(1), Port. 108–128 / Eng. 118. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/13840

Edição

Seção

Artigos