Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica

Autores

  • Beth Brait PUC-SP/USP

Palavras-chave:

Verbo-visualidade, Análise dialógica, Identidades, Alteridade

Resumo

Este artigo dá continuidade a pesquisas a respeito da contribuição possível de Bakhtin e do Círculo para a leitura, análise e interpretação das formas de produção de sentido e efeitos de sentido de textos cuja marca principal é a constitutiva relação verbo-visual, ou seja, a articulação entre a dimensão linguística – oral ou escrita – e a imagem. Se estudos do verbal e do visual, separadamente, contam com longa e respeitável tradição em várias áreas do conhecimento e com estudos bastante expressivos e rigorosos na atualidade, também a condição verbo-visual da linguagem tem hoje um lugar privilegiado, não somente enquanto produção social, cultural e discursiva recorrente, mas, por isso mesmo, como objeto de estudos. Assim sendo, o objetivo aqui é focalizar alguns textos de diferentes gêneros, advindos de diferentes esferas, nos quais a articulação verbo-visual, tecida na instância de produção, funciona, deliberadamente, como projeto de construção de sentidos, de efeitos de sentido, quer lógicos, ideológicos, emocionais, estéticos ou de outra natureza, entretecidos por um diálogo face a face em que alteridades, ao se defrontarem, convocam memórias de sujeitos e de objetos, promovendo novas identidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Beth Brait, PUC-SP/USP

Elisabeth Brait, assinatura Beth Brait, é crítica, ensaísta, professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor associado aposentado da Universidade de São Paulo. Graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1971); doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1981); livre-docência em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1994); pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris/França. É pesquisadora nível 1 do CNPq e assessora da CAPES, do CNPq e da FAPESP. Coordenadora do PEPG em LAEL-PUC-SP; presidente da ANPOLL (gestão 2004-2006). É autora das obras A personagem (Ática, 1985), Ferreira Gullar (Abril, 1981), Guimarães Rosa (Abril, 1983), Gonçalves Dias (Abril, 1983), Ironia em perspectiva polifônica (Ed. da Unicamp, 1996); co-autora, com Negrini e Lourenço, das obras didáticas Encontro com a linguagem (Atual, 1977, 3 volumes) e Aulas de Redação (Atual, 1980); colaboradora nas obras coletivas Uma introdução a Bakhtin (Hatier, 1988), Análise de textos orais (FFLCH, 1993), Dialogismo, polifonia e intertextualidade (EDUSP, 1994), Do inteligível ao sensível (EDUC, 1995), Diálogos com Bakhtin (Ed. da UFPR, 1996), O Discurso oral culto (Humanitas, 1997), Formando uma sociedade leitora (Ed. Universidade de Passo Fundo,1999), Fundamentos e dimensões da análise do discurso (NAD/Carol Borges Editora, 1999), Espaços da linguagem na educação (Humanitas, 1999), Gusti e disgusti. Sociosemiotica del quotidiano (Texto & Immagine, 2000), A prática de linguagem em sala de aula (Mercado de Letras/Educ, 2000), Os discursos do descobrimento (Edusp/Fapesp, 2000), Linguagem e Trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França (Cortez, 2002), dentre outros. É organizadora dos livros Bakhtin, dialogismo e construção do sentido (Ed. da Unicamp, 1997), O sertão e os sertões (Editora Arte e Ciência, 1998), Imagens do Brasil: 500 Anos, com Neusa Bastos, (EDUC, 2000), Estudos enunciativos no Brasil: histórias e perspectivas (Pontes/FAPESP, 2001), Bakhtin: conceitos-chave (Contexto, 2005) e Bakhtin outrosconceitos-chave (Contexto, 2006). Foi crítica militante de literatura no Jornal da Tarde e outros periódicos paulistas durante as décadas de 70 e 80. Dentre as atividades editoriais destacam-se a participação em vários conselhos e comissões editoriais de periódicos científicos, caso da Revista da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística - e do Conselho Editorial da Editora Humanitas da FFLCH/USP (1995 -2002); e a coordenação das coleções Lendo e Documentos da Atual Editora (década de 1980) e da Área Linguagens e Códigos, da coleção didática das Escolas Associadas Pueri Domus (desde 2001: 24 fascículos publicados). Colaboradora da Revista Língua Portuguesa.

Publicado

2013-11-29

Como Citar

Brait, B. (2013). Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 8(2), Port. 43–66 / Eng. 42. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16568

Edição

Seção

Artigos